quinta-feira, 30 de outubro de 2008

MARCAS DO QUE SE FOI

1000TON



O mundo nunca teve, desde o advento do capitalismo moderno até a atual globalização, uma oportunidade tão favorável de refletir sobre os rumos a serem tomados em prol da humanidade, com infinitas possibilidades de passar a limpo todo um passado anacrônico no que tange à complexa economia internacional.
Afinal temos experiências acumuladas ao longo desses séculos, além de uma tecnologia avançada, com rede de informações interligadas, possibilitando, a qualquer momento, a correção de rota que nos levará certamente a um porto seguro.
Todas as nações mais poderosas do mundo estarão irmanadas num esforço concentrado, em busca de soluções que, não só venham a estagnar a enxurrada de problemas emergenciais, como também pavimentar os caminhos futuros para o fortalecimento das relações comerciais do planeta.
Inúmeras reuniões internacionais deverão ser agendadas, com a intensa cobertura de todos os veículos de comunicação, onde personalidades de notório saber debruçar-se-ão sobre números, realizando um balanço rigoroso de todas as baixas sofridas pelos bancos, instituições financeiras, grandes empresas, governos, para responder à embaraçosa pergunta que não quer se calar: “ Onde foi que nós erramos ?”.
Outras indagações, tão pertinentes e enigmáticas, farão também parte desse imenso rol de incertezas, tais como:
“ Quanto perdemos?”
“Quanto podemos recuperar ?”
“Quanto precisamos ganhar?”
“Em quanto tempo?”
“A que custos ? “
Nenhuma consideração será feita sobre os temas seguintes, atinentes ao planeta e a populações de baixa renda, nem prazos serão estabelecidos para sua execução:
Como enfrentar o problema do fome e do desemprego ?
Como cuidar das reservas naturais do planeta ?
Como oferecer água potável e condições sanitárias satisfatórias ?
Como construir moradias decentes ?
Como disseminar a saúde pública ?
Como reduzir drasticamente a poluição ambiental ?
Como defender a fauna e a flora ?

Ah ! Se todas as religiões do mundo se unissem num grande momento de reflexão , de autoconhecimento, de orações e cânticos uníssonos, mãos dadas celebrando a união de todos os berços, das raças e etnias do mundo inteiro !...
.......... “marcas do que se foi, sonhos que vamos ter”............

Ah ! Se todos os sindicatos, associações de trabalhadores do mundo fizessem uma passeata monstra pela paz, pelo fim da exploração do homem pelo homem, pela abolição de todo o trabalho escravo ou desumano, pelo fim da exploração infanto-juvenil, por novas oportunidades de emprego!...
.......... “ imagine there’s no countries “,

Ah! Se todos os fóruns populares internacionais organizassem, cada vez mais, congressos e manifestações pacíficas contra a homofobia, condenando a discriminação e o racismo, combatendo a concentração dos desfavorecidos ou marginalizados em guetos, denunciando tantas injustiças sociais !...
............” como todo o dia nasce novo em cada amanhecer”...........

Ah ! Se todos os países se preocupassem menos com o crescimento econômico e redimensionassem o seu consumo, e se os países ricos se contentassem em não mais explorar e sufocar os países mais pobres e não sugassem com tanta avidez as reservas vitais do planeta!...
............” no hell below us, above is only sky”...........

(Estou deveras emocionado !)... “Dom & Ravel, esse aqui é o John Lennon, é motivo de muito orgulho e satisfação pra mim encontrar vocês dois aqui nesse...........................................................”
“ACORDA OTÁRIO !
VAI TRABALHAR VAGABUNDO !
AFINAL, COMO ELES VÃO PODER ACUMULAR AINDA MAIS RIQUEZAS, SE VOCÊ NÃO SE MEXER, Ô BABACA ! “

....E Aquela importantíssima reunião das grandes potências internacionais está “pegando fogo”!
Finalmente, as questões mais importantes estão sendo colocadas para debate, ouçamos:
“Qual será o próximo país que iremos quebrar para sobrevivermos a todas essas intempéries ?
... E onde fica o próximo cassino?...”

Nenhum comentário: