quinta-feira, 16 de outubro de 2008

INVEJA BILAQUIANA

Edmar Oliveira

Ora, falais de inveja
De ouvir assim as estrelas
Bilaquiano, que seja
Poema em vão me atrelas

Infância quase sonhei
Inspiração me acalma
Filosofia ocultei
Gramática de minh'alma

Fazendo da matemática
Já removendo montanha
Em cada um, cada qual

Mar revolvendo sem sal
Na dor no peito, tamanha
Beleza d’alma da estética

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre seu poema :
O ruim da inveja é que ela exige o
ódio e o rancor na forma de
vendetta. Assim, o mar e seu sal -
bálsamo e emplastro - é sua
natureza, cicatriza e acalma.
Sem sal, o mar torna-se desfigurado. O mar abrangente em
sua revolta não comporta a placidez
dos lagos e lagoas em seus
movimentos circulares
e doces águas. Enganado, algum
bruxo,em perdida e equivocada alquimia,dessalga o cerne e o nexo das águas. Se não mata, como dizem,
a inveja subverte a ordem das
coisas em vã e leviana tentativa
de mudar o curso natural do universo e a convivência (nem
sempre litigiosa)entre seus
habitantes. Aos invejosos - estes
seres sempre em dúvida - propõe-se
que se entreguem de corpo e alma
e sem meias medidas nem palavras
às suas atitudes. É bem provável
que nesta ação superlativa (à qual
faço minha sugestão de uma pitada
de bom humor, muito bom humor)e
se aos invejosos dermos uma
oportunidade de regeneração eles
venham, quando a ficha cair, a
ser os maiores entusiastas das
virtudes e qualidades alheias.
Os outros deixarão de ser seus
competidores constantes para
juntos compartilhar o bom que há
nesta vida.

Mudando de assunto e para ser breve:
Me parece que, na contagem do
tempo, usamos de métodos diversos.
Nenhum deles certo ou errado.
Só que : se para alguns o tempo tem
uma característica de acúmulo, algo
a que vá se somando de maneira
linear - princípio, meio e fim, para mim é um fluir contínuo e
totalmente longe de qualquer
normatização. Não estou esperando
chegar, como numa corrida,ao término de uma meta pré-estabelecida. Experimento, com
muita felicidade, o encanto do
imprevisto, a alegria da novidade
de cada dia que chega.
Não fiquem na espreita,esperando
por mim ou à espera de algo em
expectativa. Cuidem de suas
próprias vidas. Eu vivo a minha vida e já está de bom tamanho.

Bem, Edmar, já se dizia que :
"quem desdenha quer comprar"
E antes que nos intriguem um a
outra ou viceversa faço mais essa
declaração pública(ainda que não
seja segredo) de admiração por você
Não é à toa que te amo, não fosse
você um nordestino, um forte da raça sertaneja. Alguém curtido pelo
sol de Teresina e salgado pelo mar
Atlântico. Quanto mais conviver
o máximo que eu possa com alguém
hiperqualificado por seu humor
que nos redime a todos.
Te quero bem,
Graça Fernandes