quinta-feira, 1 de maio de 2008

Duplo Eclipse

Lula Wanderley

"Duplo Eclipse", do artista plastico Lula vanderley, é um vídeo com dois poemas: 1. Palavra Luz. 2. "Malevitch e o funeral de Chico Science". É apenas uma fase de "videopoemas" do artista.

Como toda tecnologia internética youtubiana (podemos falar assim, já?) deixe baixando, de uma primeira vez, vá lendo o blog, e depois volte. Aí você pode passar direto. Por isso este vídeo foi posto no começo do blog. Ande fundo e volte. Então você curte o belo poema... Duplo... E escuro sobre escuro, claro é a arte. Lento. Vagarosamente. Vá vendo, mas leia abaixo.

O primeiro poema se auto explica, apesar da intrincada técnica de luz interna. No segundo, tento anunciar Malevitch pra quem não conhece: pintor russo (Kazimir Malevitch, 1878-1935), vanguarda da pintura russa, foi o mentor do movimento chamado Suprematismo. Levou o Abstracionismo Geométrico à sua forma mais simples e teve influencia nas artes plásticas brasileiras, notadamente em Lígia Clark e Hélio Oiticica. Lula recupera Malevitch no funeral de Chico Science, que morreu num acidente automobilístico justamente entre Olinda e Recife. Entre o branco e o preto de Malevitch.

Depois de bocas, a beleza plástica das letras e cores (branco e preto), como as línguas, são tantas quantas, que deixo você poder olhar... Espere e veja.

Nas horas vagas, o artista plástico que mais entendeu da obra de Lígia Clark, é o melhor psiquiatra que conheço. (Edmar).

Um comentário:

José Henrique Nogueira disse...

Muito bom o trabalho do Lula
Parabéns Piauinauta
Abraço
José Henrique