domingo, 3 de julho de 2011

TÁ LIGADO?


1000TON

    Quem nasceu lá pelos idos de 60, família classe média, aqui no sul maravilha, todos reunidos ao redor dos aparelhos de TV da marca Silverstone, ou Phillips, ou Semp,  geralmente comprados no Rei da Voz,  na Bemoreira, na Mesbla ou na Sears Roebuck, viveu esse momento:

    O pai, nos fins de semana, ia lá para cima do telhado, a mãe ficava na sala diante do aparelho. Ele direcionava a antena receptora de sinais, para melhor  captar os poucos canais de televisão que existiam, e gritava:

    Tá bom agora? Não! E agora?

    Mais ou menos, o 13 não tá pegando!

    E agora? Putz! Aquilo durava um bom tempo!

    Agora não tá pegando nada! Melhorou, mas o 2 está fora!

    Deixa assim, não mexe mais! Pode descer! Depois de uma ventania ou tempestade, a operação tinha que ser feita de novo, não tinha jeito...

    “Já é hora de dormir, nem espere a mamãe mandar, um bom sono pra você, e um alegre despertar”.

     As crianças, à frente da TV, ouviam diariamente, à época, essa canção, por volta das 21:00 h, achavam engraçadinhos aqueles bonequinhos indo para a cama de pijaminha, tipo camisolão, com touquinha na cabeça e tudo. O último, depois de bocejar, apagava uma vela, cobria-se e adormecia.

     A petizada adorava, mas já sabia: não tem chororô, agora está na hora de ir dormir, ordenavam os pais. Todos obedeciam docilmente, embalados pelo desenho animado dos COBERTORES PARAHYBA.

    Outro reclame muito popular no ano em que Yuri Gagarin pela primeira vez viajou pelo espaço (1961), dizia assim:

    “Toc! Toc! Toc! / Quem bate?  / É o  f r í í i o!... / Não adianta bater, eu não deixo você entrar / As CASAS PERNAMBUCANAS é que vão aquecer o meu lar / Vou comprar flanelas, lãs e cobertores, eu vou comprar / Nas CASAS PERNAMBUCANAS e nem vou sentir o inverno passar”.     

    Os Cobertores Parahyba ,hoje, não mais existem e as Casas Pernambucanas, depois de alguns invernos, voltou a aparecer, mas eu queria mesmo era falar do CLONAZEPAM (Rivotril é a marca dos laboratórios Roche) que está bombando, vendendo feito pão quente.

    Entre 2006 e 2010, o número de caixinhas vendidas saltou de 13,57 milhões para 18,45 milhões, um aumento de 36%. O RIVOTRIL domina esse mercado, respondendo por 77% das vendas em unidades (informa o IMS Health).

    Muita gente hoje que não consegue dormir pensando nos seus problemas e na falta de grana, ou sente um calafrio quando pensa na possibilidade de perder o emprego, ou sofre as duas coisas, apavorado com a violência que vê nas ruas, para fugir desse perrengue, consome essa droga tranquilizante.

    Afaste da sua vida a possibilidade de um ataque de nervos, você agora pode ter um amigão do seu lado, e tem mais, custa a merreca de uns R$ 15,00, mais ou menos.

    Ah! Mas essa droga não vicia?

    Vem cá meu camaradinha, uma coisa eu te juro:

    Não vicia mais do que o mercado do consumo e do que as estratégias de marketing às quais você se submete sem reagir, sem criticar. A sua vida é pautada nos modelos que a mídia lhe oferece para conduzi-lo a uma posição social de destaque. Você não consegue mais se livrar dela. Bem, na verdade mesmo, não quer, ou não pode mais...

    Agora não vem com essa “letrinha errada” de dizer que não tá aguentando mais, que tá no sufoco, que se distanciou das pessoas, da família. Relações humanas de aproximação e de afeto, confrontam-se com a sua fobia de conviver com estranhos. Isso te apavora.

     Quem a pôs neste socrócio(*)?........Negócio
        Quem causa tal perdição? ...........Ambição
            E o maior desta loucura?.........Usura.
                            (GREGORIO DE MATOS,1636-1695, in Epílogos)

    A mídia manda o recado e você acredita: vamos lá, dedique-se à sua carreira profissional, e não há o que temer: o ato de comprar isenta você de qualquer culpa.

    Afinal de contas, essa é a sua contribuição, ou podemos dizer, um seu pequeno sacrifício, para girar a grande roda da fortuna.

    Sem muito esforço, abrindo sua carteira ou passando a sua navalha, ou melhor,  o seu cartão de crédito na maquininha, você estará sendo leal ao sistema que te acolhe e ampara, que te dá felicidade e satisfação, tá ligado?

    E depois, meu bom camarada, não se esqueça: plante hoje para colher amanhã. Se todos plantarem, se todos fizerem a sua parte, a colheita será abundantemente generosa!...

    Por falar em colheita o Brasil é o 4º maior consumidor de fertilizantes em todo o mundo, atrás, apenas, da China, Índia e Estados Unidos (De acordo com o IFA – International Fertilizer Industry Association).

   “Já é hora de dormir...”

   E lembre-se, tá ligado?  Você não pode viver sem ele. Antes de ir para a cama, tome o seu veneno diário, digo, tome a sua dose diária de RIVOTRIL, o elixir, digo, O AGROTÓXICO DA SUA ALMA.



SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE UM PSIQUIATRA...

                                                                                   

(*)Socrócio: palavra criada pelo autor, indicando roubalheira, rapinagem.

Nenhum comentário: