domingo, 16 de maio de 2010

Os Netos do Vaqueiro














Geraldo Borges


Ouvindo a fala de piauienses ilustres que deram a sua contribuição para a história do Piauí, o historiador Manuel Domingos Neto fez uma reflexão profunda sobre o fenômeno sócio político chamado coronelismo, velha categoria sociológica que esclarece a razão da pobreza do NORDESTE devido a exploração e dominação dos proprietários de terra, os donos de gado e gente. Mais ou menos isso, com outras implicações.

Manuel põe em cheque o tal discurso acadêmico do coronelismo; seu livro estribado em vasta documentação traça um grande mural da história do Piauí, a saga bravia dos vaqueiros, e põe em duvida o tão propalado absenteísmo. Na verdade, os vaqueiros com os seus cavalos, seus currais, suas boiadas foram as vigas mestras da construção da sociedade piauiense, e depois os seus netos.

Desde o inicio quando as fazendas serviam de suporte mecânico e alimentar para o serviço do Engenho de Açúcar das Capitania de Pernambuco e Bahia, nota-se logo o papel das terras piauiense ainda não definidas geograficamente para pastagem do gado, devido a inclinação de seus vales férteis.

Manuel traça toda a história economica e social do Piauí a partir das sesmarias, capitania, regime provincial até chegar a republica, a revolução de Trinta, desembocando na década de cinqüenta; claro que seu estudo extrapola a cronologia. Mas, cada época teve suas oportunidades de melhorias e fracassos. Manuel vai descrevendo tudo com a força de sua exposição, numa linguagem, embora acadêmica, mas, com estilo próprio, repleta de enxertos primorosos de nossa literatura poética, o que delicia mais ainda a leitura do seu texto.

Notei uma particularidade, terna, de sua parte, ao se lembrar quando menino da visita de um de seus personagens: Pedro Freitas a seu avô, em Parnaíba (pg 39). Esta evocação simpática de Manuel Domingo é apenas um digressão a parte aos meus comentários, e o fiz para .evidenciar a emoção do autor no ato de escrever, sem, tão pouco, perder o rigor de sua analise, virtude característica do autor, que tive ocasião de presenciar algumas vezes.

Enfim O QUE OS NETOS DOS VAQUEIROS ME CONTARAM esta sintetizado neste parágrafo, pagina 103.

“ Na analise das relações entre o domínio político local e o atraso econômico do país, mais producente que ressaltar a falta de visão, o servilismo ou a inoperância de governantes estaduais impotentes para determinar as orientações do Estado brasileiro seria enfatizar o lado deletério do modernidade brasileira.”.

Eis aqui um dos eixos principais de todo o trabalho de Manuel Domingo, o que ele pretende demonstrar na busca pela modernidade nordestina, com foco no Piauí. A sua nova versão sociológica da história do Piauí, é mais do que uma reflexão; é também uma ruminação que os bisonhos historiadores piauienses terão de engolir. Para ser sincero eu já degluti e gostei do sabor do texto. E também passo de agora em frente a ruminar o seu livro, esta nova pedra de toque nos caminhos e veredas do sertão piauiense.

Nenhum comentário: