domingo, 30 de maio de 2010

A Culpa é do Macaco

Edmar Oliveira
.

Leio nas folhas de ciência que foi isolado o DNA do homem de Neandertal e, ao contrário do que se supunha, muito de nossos gens são comuns. Até ainda agorinha a gente sabia que vivemos lado a lado, que eles se extinguiram por serem inferiores, e nós, Homo sapiens sapien, fomos a espécie diferenciada dos macacos que nos erguemos, temos um polegar opositor que nos possibilita o uso de ferramentas e, como mostrou Stanley Kubrick no filme 2001, nos possibilitou agredir o semelhante na porrada com armas fabricadas. Mas até a nossa agressividade era fruto da evolução de uma espécie pura e inteligente que deixou os macacos pra trás.

Pois bem, os cientistas agora provam que o Homem de Neandertal não foi extinto e vive, para surpresa dos puristas, dentro de nós. Os homens da ciência afirmam que nós transamos com os macacos inferiores ao longo de nossa comum existência e criamos uma raça híbrida e não na pureza desejada quando tivemos que aceitar que viemos do macaco e não de Eva e Adão (sem o cacófago, senão piora). É, o bicho ta solto dentro de nós, para o bem ou para o mal.

Eu, cá com meus botões, sempre suspeitei da nossa parte macaca, principalmente das nossas elites políticas de Brasília que pulam de partido em partido, como de galho em galho anterior, e da nossa intolerância que rosna e bate no peito frente a uma briga de trânsito qualquer, por exemplo.

Isso pode, por outro lado, aliviar um pouco nossas culpas. Somos assim não por causa de Freud. A culpa é do macaco...

_____________

na foto um Homem de Naendertal coloca seus gens numa Mulher Sapiens. Ou é o contrário?

Um comentário:

Francisco Nogueira disse...

Pois então, estaria justificada a 'tiuria' de que os de Brasília encontram inspiração nos outros três macacos: não ouço, não falo e não vejo?