domingo, 2 de maio de 2010

O Ovo Reabilitado





Edmar Oliveira

Desde pequeno que tenho uma tara gastronômica por ovo de galinha. Mas também serve o de codorna, ema ou pata. De qualquer jeito: quentes, cozidos, fritos, poché, em omeletes, com caracu, na gemada ou de quaisquer outras formas. Mas não me foi permitido abusar do meu apetite por causa do colesterol. Peguei a fase de “ovo, de jeito nenhum”, do “só é permitido até três por semana”, da fase do “frito é veneno que entope as veias do coração”, do “só pode a gema”, e outras mais que não lembro agora. E eu ficava com culpa só por desejar comer um ovo frito no café da manhã. E quando abusava de dois ou três saía a medir o colesterol entupidor das veias de fazer enfarto. Quando me deliciava numa omelete engordurada, via o tal do colesterol boiar no prato. Me culpava até em apenas desejar aquele ovo colorido, de botequim, para acompanhar a cervejinha. Duro era trocar o ovo pelo amargo saudável do jiló. Já repararam que toda comida saudável é ruim de gosto? Acho que é saudável porque ninguém aguenta comer muito.
.
Mas voltemos ao ovo. Leio nas abobrinhas da coluna de ciência dos jornais que ele foi reabilitado. Isso mesmo. Os cientistas descobriram que o ovo não tem nada a ver com o aumento de colesterol. Pode ser degustado à vontade, que não causa qualquer mal à saúde. Mas só agora, quando perdi muito mais da metade da vida me torturando por não saciar meus desejos ovívoros? Não é muita sacanagem essa revelação? Eu que podia ter me esbaldado no meu apetite contido? Esses cientistas são mesmos uns irresponsáveis. Voltam atrás nas suas sábias decisões, não percebendo a desgraceira que causam no entorno. Já acontecera antes com a margarina e a manteiga, lembram? Essa me atingiu de raspão, pois sempre me recusei a substituir a manteiga pela margarina. Como se come, quantitativamente, muito menos manteiga que ovo, deixava o meu medo do colesterol ser referido aos ovos. Agora essa decisão revertérica dos homens da ciência só me fez ter raiva deles por me proibirem meus ovos. Como assim não faz mal nenhum? Reabilitaram os ovos, mas quem devolve meu tempo perdido? Ovos azuis e rosa dos botequins, me aguardem...

Nenhum comentário: