quinta-feira, 10 de julho de 2008

Poesia com Prazer

Salgado Maranhão


Já disse um famoso crítico literário que, “quando o poema é bom a gente lê e relê, e quando é chato a gente estuda”. Esta afirmação traduz uma candente verdade: voltamos sempre ao que nos dá prazer. Dos movimentos formalistas para cá, muita poesia virou projeto, plano piloto pré-moldado que não comove a ninguém. Entretanto, os verdadeiramente vocacionados para a arte da poética, sabem que o maior prêmio da elaboração formal, é alcançar o coração do leitor. E esta é a principal virtude de Nada Além, o mais novo livro de Cineas Santos, que reúne poemas éditos e inéditos numa bela edição da Editora Bagaço, de Recife.


Cineas pertence à família dos líricos com humor - como Bandeira e Quintana - em contraponto com a dos líricos melancólicos, elegíacos. Há em seus versos uma inata vocação para ternura, principalmente nos poemas amorosos que, afastando-se de queixumes ante a ausência da amada, celebram a possibilidade do encontro: “ hoje não falo de mim,/ das vezes que tentei,/ das lutas que perdi./ Estou partindo para o próximo sonho/ queres ir?” Aliás, quem conhece o autor e a sua famosa rusticidade, lendo seus poemas, desfaz-se do mito: trata-se de um mandacaru ( árvore que emblematicamente ilustra a contracapa do livro) com espinhos de água e pétalas. Um eu lírico a cultivar afetos, uma voz maleável a conciliar extremos: “O meu caminho eu não traço/ do que não sou me abasteço”.


Além dos poemas de amor que permeiam quase todo o livro, a obra se divide em cinco partes, que o poeta dedica a uma vasta legião de amigos. Em todas as seções (exceto a última que trata, exclusivamente, da negritude e com a devida veemência que o tema exige), é tudo comunhão e aconchego nos devolvendo a sutil dimensão onde o poético não nos acossa, mas nos acolhe. Mesmo quando evoca a sua origem e as agruras do sertão, mesmo aí, o monótono labor esvaziado de perspectivas, não lhe rouba o lirismo e a fé: “ Era um tempo sem colheita,/ mas havia a crença/ e viver não doía tanto”. E, ainda, ao constatar a gratuidade do oficio de poeta que, de certo modo, se assemelha à profissão de vendedor sem cliente ou de lavrador de solo avaro, reconhece: “ficou somente a poesia,/ miúda mercadoria,/ por não achar comprador”.


Por fim, em Coisa de negro, a ultima parte do livro - e seu resgate afro-descendente – o discurso evolui para uma poesia étnica, de combate, onde os clichês verbais da dominação são utilizados com admirável inteligência, conferindo ao oprimido saber e autoridade através da palavra. Autoridade conquistada, naturalmente,que Cineas conhece muito bem e faz por merecer, como poeta e como cidadão vivamente empenhado em devolver a Teresina e ao Piauí, sua face mais brilhante.

__________________
Este é o texto do poeta Salgado Maranhão sobre o Ancião de Caracol.



Nenhum comentário: