quinta-feira, 24 de julho de 2008

História do bode e a onça

Geraldo Borges

A onça resolveu fazer uma casa para morar. Estava cansada de viver dentro do mato, sem um abrigo certo, queria um lugar limpo, uma sala, quarto e cozinha, e teto em cima, devido às chuvas. O desejo da onça era o mesmo do bode, que havia se desgarrado de seu rebanho, e perdera o aprisco. Ele também queria fazer uma casa para morar. Resolveu procurar um lugar adequado. Chegando à beira de um caminho na encruzilhada de uma vereda, achou o local agradável, e disse:

-É aqui.
Limpou o mato para dar inicio a construção de sua residência. Quando cansou, parou e foi embora, ruminar o seu novo destino de proprietário.
Qualquer dia deste continuaria o seu serviço.
Passou a onça por ali no meio da encruzilhada, e vendo o terreno limpo, se alegrou e disse:
- Deus está me ajud
ando. Vou fazer a minha casa aqui
Meteu mãos a obra. Arranjou umas estacas, fez buracos com suas garras afiadas, e enfiou-os no chão. Cansou e saiu. Foi procurar alguma presa para se alimentar.
No outro dia o bode resolveu continuar o serviço de sua casa. Chegando lá ficou surpreso quando viu as estacas enfiadas no chão. E disse a mesma coisa que a onça havia dito.
- Deus está me ajudando. Fazer minha casa vai ser moleza.
E tratou de colocar mais algumas estacas do lado do fundo para fazer a cozinha. Agora que Deus estava lhe ajudando não precisava muita pressa. Pensou. Depois de amanhã eu volto para ver como é que vai o adjutório de Deus.
Saiu.
No outro dia eis que a onça apareceu
- Deus está me ajudando mesmo, com certeza.
Terminou de ajeitar as estacas da cozinha. Afastou-se Olhou de longe a casa já quase terminada e disse:
- Está andando rápido. Na próxima semana se Deus quiser, eu vou inaugurar a minha casa com um banquete.
Uma semana depois eis que a onça volta ao seu projeto e toda satisfeita descobre que a casa tem um lindo teto de folhas de palmeira. Todo verdinho. Pulou de alegria.
- Deus é bom. Está me ajudando. É aquela história faz por ti que eu te ajudarei.
Entrou em casa. Olhou para todos os cantos, sentiu um cheiro estranho. Fez a separação da sala e da cozinha, e foi embora.
No outro dia o bode terminou a casa, separando o resto do quarto. A residência ficou com três cômodos Sala, quarto e cozinha. Terminada a casa o bode ser arranchou.
De manha, muito cedo, saudada pelos passarinhos, pisando manso, eis que a onça chega, entra em sua casa nova e a primeira coisa que vê é o bode na sala, tirando a barba. O bode pensa em correr. Mas lembrou-se que estava em sua casa. Trabalhou para construí-la com a ajuda de Deus. A onça arreganhou as ventas, sentiu o cheiro do caprino. Era tarde. Quando o bode se deu conta do perigo, não pode mais correr.
Terminado o banquete, a onça disse:


- Deus está me ajudando, me deu casa e comida.
____________________

Quem for do Piauí e do interior, pelo menos das bandas de Palmeirais, conhece a história que Geraldo Borges, no Pantanal, reconta do nosso flocore...

Ilustração: Mariana G. Zatz


2 comentários:

matilde disse...

muito esta historia, mas esta faltando umas partes, a onça e o bode armam uma rede e fazem uma fogueira e todos os dois deitados, cada qual em suas redes um desconfiados do outro, um olhava por cima e o outro por baixo, e quando la no fogão a lenha umas das brasas dá uns estralos o bode e a onça saem correndo desesperados a onça e o bode fez tanto barulho que toda a floresta ouviu e bode deu um berro e a onça um brado diz a lenda que eles sairam correndo disisperados a onça com medo do bode e o bode com medo da onça.
eles estão correndo até hoje.

Anônimo disse...

Me lembro que minha mãe (já falecida) contava esta estoria para eu e meus irmãos, isto nos idos de 1952. Eu ficava admirada com os detalhes. Foi uma estoria que ficou gravada em minha mente. Eu não me lembrava muito bem do final, mas agora lendo-a novamente, voltei ao meus tempos de criança.
Salvina Fernandes de Bem - S.Paulo