domingo, 29 de agosto de 2010

A nudez de Simone de Beauvoir

Geraldo Borges





Eu sonhei com Simone de Bouvoir , nua, em preto e branco. Pena que não foi de frente. Ela estava de costas para mim olhando para um espelho, penteando os cabelos, vi seu pescoço macio. Mas de que adiantava tocá-lo, se não era verdadeiro. Apenas uma fotografia. Fui baixando os olhos para as curvas dos ombros, para as costas, para a cintura, a bunda, as coxas, e as pernas bem fornidas..Ela se virou e caminhou como uma sonâmbula para os meus braços. Depois acordou e me beijou, e sabe mais o quê. Existencialista que era com toda a razão não ia me negar o prazer de seu corpo tatuado de letras e filosofia. Eu prometeria a ela que leria todos os seus livros, aliás, faria uma releitura, e me dedicaria dali em diante até o fim de minha vida a sua obra. Via-me em Paris, num bulevard, beira do rio Sena, nós de braços dados. Eu ela e Jean Paul Sartre.




O filosofo me entregou sua amante na bandeja. Um pobre brasileiro em Paris, sem lenço nem documento, comendo uma das maiores escritoras francesa, gozando a pele macia de uma feminista. Naufragando em seus olhos aguados. Quem diria?




Simone está aqui em minha frente, nua. Nem ao menos pressentiu a minha presença. Vou pega-la por trás. Não importa o susto que eu possa lhe dar. Mas o que adianta se ela já esta morta. A única coisa que posso fazer agora é pegar uma tesoura , recortar a foto e guardá-la dentro do romance a Convidada . Recorto a fotografia e acordo. Mas quando a procuro para botar dentro do romance não a encontro.

3 comentários:

Administração disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Administração disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Administração disse...

Certa vez mandei essa foto da Simone para meu tio. e escrevi assim: " aí segue a mulher de Sartre e dos outros. Ele foi rapidamente respostando:

Não, meu querido Paulo, com essa eu não concordo. Essa gente vive inventando coisa e prega tudo na internete. Com essa eu discordo. A Simone de Beauvoir não era a mulher de Sarte, juridicamente falando. Muito menos era a mulher dos outros, pois não era vagabunda e muito menos puta. Nada disso. Era uma mulher de valor, inteligente e que sabia fazer valer a sua própria vida. Você devia ler uns dois livros dela. Recomendo-lhe O Mandarim.

E muito menos era essa mulher linda que aparece na foto mostrando a retaguarda. A Simone não era bonita nem tinha esse traseiro monumental da foto.

Sacanagem!

Tizé.