quinta-feira, 2 de abril de 2009

Gases Perigosos

Edmar Oliveira


Que o aquecimento global é um fato, já ninguém duvida. O planeta tende a esquentar, de forma a alterar o habitat dos seus hóspedes, tendendo a despejar algumas espécies – inclusive o homem. Se o problema é definido, indefinidos são os remédios propostos para resolver o problema. Os homens da ciência me surpreendem a toda hora com suas idéias maravilhosas. Um artigo numa revista especializada (Nature) diz que o aquecimento global pode ser retardado se o homem abrir mão (ou mesmo diminuir) sua ingesta de carne animal e ficar um tanto quanto vegetariano. O que isso tem a ver com a diminuição do aquecimento global? Acompanhem a cadeia de raciocínio dos homens da ciência: a diminuição do consumo de carne, de forma importante, reduz a quantidade de animais criados para o abate: bovinos, suínos, ovinos e aves. Esta redução na criação de animais diminuiria a emissão de gás metano na atmosfera, que, segundo a investigação dos senhores doutores, aumenta o aquecimento global. E de onde vem o metano atirado na atmosfera? Da flatulência desses animais. Entenderam?
O peido da vaca – certamente muito mais importante do que um pum de galinha – passa a ser o vilão do aquecimento global, segundo essa impressionante teoria científica. Portanto, senhoras e senhores habitantes do planeta, saibam que o peido da vaca pode levar à extinção da espécie humana. Os dinossauros não passaram por esse vexame. Extinguiram-se por um choque de um asteróide com a terra.
Mas me ocorre agora que uma descoberta científica pode desencadear uma mudança de todo conhecimento até então. Ora, os dinossauros dominavam o planeta e eram muito mais importantes em tamanho que as vacas. E se os dinossauros em seu crescente povoamento da terra tivessem produzido tanto metano (pelo mesmo motivo flatulênico) que provocou sua extinção? Afinal, não passaríamos, em importância, de um mero peido da natureza. Responsável por nossa criação e extinção. Isso é que é acabar com todo narcisismo da espécie humana. Gostei da teoria da “Flatulência Perigosa”.


____________

foto1: tanque para recolher e medir o metano bovino. Foto2: Taxa de flatulência. Tudo cientificamente medido e provado.

Um comentário:

Anônimo disse...

a vaca eructa e não peida ... grande parte dos gases vem da fermentação entérica destes animais. É preciso entender uma coisa, existe também o sequestro de carbono através das forrageiras onde estes animais são produzidos... por isso deve se compreender a real liberação deste gás, contabilizando a reciclagem no sistema solo-planta-animal.