quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O que é do Piauí e a gente nem vê*



João Cláudio Moreno**



Não é de relance ou de sopapo que olhamos o Piauí para enxergá-lo. É bom despir-se dos preconceitos, fincar os pés no chão e perceber bem o que escapa ao desavisado... Terra escondida. Longe. Sob um imenso apuro, mergulhada em silêncio, luminosa, mas escondida. Há na terra, no ar, no mar, na serra e no povo um compromisso de originalidade tão imperceptível quanto marcante.

Dois terços do lugar são caatinga que a gente chama de sertão. O resto é agreste, cerrados, campinas e até uma pontinha de mata atlântica úmida no meio da secura. Carnaubais, babaçuais, alagadiços planos e verdejantes como os de Campo Maior, uma paisagem de sonho.Derrama-se espremida entre 1.200 quilômetros de rio perene e a majestosa Serra da Ibiapaba. Depois do rio, o Maranhão; atrás da serra, o Ceará. A serra vem beijar a planície dos vaqueiros e o rio deságua no mar formando um delta inesquecível, o único das Américas. Em sua parte mais árida está o berço do homem americano. Cravadas nas pedras com tinta de sangue, as pinturas rupestres mais importantes do planeta são obras de arte da nossa pré-história.

O homem da terra está ligado ao Grande Rio por um cordão umbilical. Toda sua antropologia, sociologia e cultura corresponde a este vínculo. Sua colonização é muito original. Os vaqueiros reinaram construindo nas fazendas uma cultura tosca, rude e própria. Neste isolamento-longe até dele mesmo, minguado, diferente, resistente e forte, sob um céu tão azul que ofusca as outras cores, quando no mês de maio venta tanto, nem faz tanto calor-, o piauiense, acostumado a ser simples e bom, ri de si mesmo e para todos sua risada linda de acolhida como quem pergunta a quem vem de fora: "Que seria do nosso abraço se não fosse o nosso calor?"
____________________
* Texto publicado originalmente na Agenda 2009 da Caixa Econômica Federal CEF

**João Cláudio Moreno-nascido em Piripiri(PI), tem 41 anos, é humorista, ator, jornalista e escritor, foi também Secretário de Cultura da cidade de Teresina(PI). Atualmente prepara um inventário de tipos humanos do Piauí que será adaptado para o teatro.
O Piauinauta agradece a gentileza e se oferece para a publicação de mais textos do Moreno João. Do espaço sideral escurecemos toda a terra e iluminamos o Piauí para realçar o show do João Cláudio.

Nenhum comentário: