domingo, 17 de março de 2013

Meu candidado a Papa


Geraldo Borges
(mesmo já tendo um Papa argentino, Geraldo imagina um brasileiro. Adivinhem quem!)
 
Pensando, aqui, com os meus botões, num jogo de imaginação  tive uma idéia, e levanto  a questão. Trata-se da candidatura  à Papa de um cardeal brasileiro.

Quem seria? Tem muitos nomes importantes que a gente poderia citar. Dom Avelar, se fosse  vivo, por exemplo.  Dom Helder Câmara, este seria mais difícil, devido a sua posição política radical. Também está morto. Os vivos são muitos.

Mas continuando a mexer com mus botões vou tirar o Papa do bolso da minha cartola. Quer dizer, vou dar o meu voto, e nesse caso, o Papa não seria nem europeu, muito menos  asiático  nem da America hispânica, nem da África, nem americano, se bem  existe uma profecia que fala na eleição de um Papa negro para o Vaticano.

O Brasil nunca ganhou um premio Nobel, dificilmente teríamos um Papa. Digo assim porque acho que a literatura e a religião tem algum coisa em comum.

Falando em literatura, é daí que vem a minha proposta para um candidato a Papa. Caso  o meu candidato não tivesse se desviado de sua primeira vocação. Caso tivesse seguido a carreira eclesiástica, hoje seria Cardeal, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, e como é um humanista, com certeza seria muito respeitado, tanto no morro, como no asfalto. E, além disso, sabe várias línguas. E, além do mais, é longevo, uma das necessárias características para ser ungido pontífice, tornar-se uma ponte entre o céu e a terra.

Mas em vez de se tornar padre, resolveu sair do seminário, e a igreja perdeu, quem sabe, um futuro Papa, contando com meu voto, aqui com meus botões.

Mas que seria este personagem?
Vamos com calma. Comecei a entrar em contacto com ele nos idos da década de sessenta, lendo suas crônica no jornal  carioca, se não me falha a memora, era o Folha da Manhã , e o titulo da coluna era  “da arte de falar  mal.” A esta altura se o leitor é antigo já tem uma pista de quem estou falando. Depois o acompanhei na revista Manchete lendo suas crônica ferinas. Ambos os periódicos desapareceram.  Depois o redescobrir no Jornal Folha de São Paulo E grande foi a minha alegria.

Logo depois li o seu primeiro romance. “Informação ao Crucificado.” Trava-se de um relato  descrevendo a sua experiência no seminário, o eixo de sua narrativa  corre no fulcro da memória. Seu livrinho, magro e rígido, em fôrma de diário é uma biografia espiritual que termina com esta frase.

Deus acabou.

Este homem abandonou a Igreja. Tornou-se um grande escritor brasileiro. Foi preso pela ditadura. È um imortal da academia. Não vou citar a lista de seus grandes romances. Nem também de seus trabalhos jornalísticos. Só digo uma coisa; eles são de grande importância para se entender a história cultural e política do Brasil

Todo mundo já sabe de quem estou falando. Deus acabou para Carlos Heitor Cony. Mas se não tivesse acabado e ele tivesse ficado na igreja seria hoje um respeitável  cardeal, e se o rebanho pudesse votar e ver a fumaça subir pela chaminé, com certeza ele teria o meu voto. Só que  ele preferiu desistir da  hóstia e aderiu ao  chá da cinco da Academia que também é uma grande instituição de ídolos que, as vezes, se vestem com uma roupa bizarra em solenidades especiais. Bom.

Acho que já chega me mexer em meus botões. E isso aí: Carlos Heitor  Cony seria o novo Papa que eu tiraria da cartola. Pois tornar-se Papa é um dos grandes milagres da vida contemporânea.

 

Nenhum comentário: