domingo, 15 de setembro de 2013

VAI, GUARANÁ! PRA CIMA DELES!


Sempre me incomodou os comerciais nos uniformes dos jogadores. A coisa começou devagarinho e foi crescendo e hoje é possível fazer propaganda na frente da camisa, em cores berrantes e que, às vezes, não tem nada a ver e agridem as cores da equipe. O comercial passou para a parte de trás, disputando a visualização com o número do jogador, foi para as mangas de camisa, desceu pro calção, aproveita o curto espaços das pernas na vertical e chegou à bunda, sem temor de descer tão baixo para vender seu produto.

Para manter um time de futebol, todas as equipes usam do expediente do comercial no corpo do atleta. Mais a minha bronca aumenta com o comercial do meu time. Só quem é do Rio de Janeiro sabe daquele produto que se vende na praia, concorrendo com o mate gelado, invenção carioca com a bebida quente dos gaúchos. Mas enquanto o mate colou e se bebe em qualquer lanchonete, o guaraviton é uma bebida insuportável com gosto de açúcar queimado aguado. Fabricado numa indústria da zona oeste do Rio, que eu saiba não ganhou outros mercados fora da periferia da cidade. E o meu fogão preto e branco tem que exibir o comercial daquele guaraná horroroso, em amarelão alaranjado que fere os brios do preto e branco.

O Flamengo, que era patrocinado pela Petrobrás na roupa, agora é da Caixa Econômica Federal, numa clara escolha do governo Dilma pelo time rubro-negro.  E o logotipo “Lubrax” e “Caixa” combinam ou não ferem as cores do time. O Vasco tem um discreto “Eletrobrás” ou “Ninsan” nas suas camisas não chegando a ofuscar o pavilhão cruz-maltino. O Fluminense tem um patrocínio da Unimed, empresa que impõe até um técnico que a torcida não quer, mas respeita as cores do uniforme. Agora, o Botafogo, ahfff! É um desastre completo. O nome daquela bebida intragável e, ainda bem, desconhecida dos torcedores de outros estados é escandaloso. E eu tenho que torcer para o Guaraviton! É dose!
(Edmar Oliveira)

Um comentário:

GISLENO disse...

Só não pode apagar o meu facho!!!!