domingo, 27 de fevereiro de 2011

Porque não me ufano do meu país

Geraldo Borges



Sinceramente, caro leitor, é claro que o Brasil tem muitas riquezas naturais. Já teve muito mais. Mas os devoradores e depredadores homens sapiens são insaciáveis. Hoje olhando para um lado e outro não encontro nada que me faça ufano pelo meu pais. Desullpe- me o conde Afonso Celso, que tanto se ufanou do nosso pais, que tem uma paisagem tão linda e, por cima, não tem ameaça de vulcões. Mas tem coisa pior, política e economicamente é um pais corrupto. A maioria de seus dirigentes não são de confiança. Como em sã consciência vou me ufanar de meu país. A leitura do livro de Afonso Celso hoje seria uma grande piada. Como é que eu vou me orgulhar de meu país sabendo que a maioria de seu povo é analfabeto funcional, e que muitas crianças estão fora da escola? E a maioria dos alfabetizados não ler. .


Quando eu era menino eu me orgulhava de meu país, tinha ímpetos ufanistas, e cantava muitos hinos patrióticos, que é o que não falta em nosso pais.Mas, me curei. Como é que eu posso agora me ufanar de meu país? Que verbo grosseiro. Ufa. Por mais que me esforce não vejo razão para meter a mão no fogo por minha republica. Uma pátria que fala em liberdade e obriga os jovens a servir as Forças Armadas, e mantém o voto obrigatório, ameaçando quem não comparece as urnas.


Como vou me orgulhar de um país que deixa a sua população morrer afogada, soterrada, nas ribanceiras das encostas vitima de alagamento de chuvas abundantes, quando a ciência tem meios de prever as chuvas e as suas conseqüências. E de pratico não move uma palha, a não ser depois que as portas estão arrobadas e as casas desaparecem. Como vou me orgulhar de um país assim? Pobre pátria distraída. Esfolada por devassos de colarinho branco.. Não consigo entender as pessoas que se dizem orgulhosas, cheias de ufanismo, pela nossa república, que já foi velha e hoje está decrépita, se precipitando cada vez mais por caminhos sinistros. Esconjuro os ufanistas de plantão. Eles me dão náusea.


Não faço parte da legião de incensadores do Poder, não bato palmas para os homens de colarinho branco, estes, com certeza têm alguma coisa na algibeira para se orgulharem de seu país. Eu não participo de seus banquetes, não troco flertes com suas mulheres. Quando sei que as ruas estão cheias de menores abandonados, e meninas viciadas, de jovens subtraídas à prostituição. E atrás de tudo isso o sorriso meloso e falos das autoridades. Seguramente quem se orgulha de uma nação como a nossa vitima da danação, do desperdício, da exuberância mal digerida? Volto a repeti. Não me ufano de meu país Se Afonso Celso voltasse, talvez não continuasse se ufanando tanto assim de seu pais.Talvez se arrependesse da redação de seu livro.E o considerasse apócrifo.


Nada mesma para se orgulhar deste país? Considerando a pergunta sobre outro ângulo, eu diria. Orgulho-me de ser brasileiro. Se tivesse a graça de voltar de novo ao mundo e pudesse escolher o meu lugar de origem, retornaria ao Brasil. Escolheria a região Nordeste, para nascer e morrer ao som do mar sob o sol luminoso das nossas praias, que, não sei, se, nesse tempo, ainda serão viáveis, ou estarão submersas de petróleo.


Não é do meu país do seu povo, do seu território, que não me ufano, disso me orgulho.E faço alarde O nosso povo leva tudo no samba, no futebol, na piada, no humor, no carnaval, é uma maneira de relaxar, festa. Uma resposta, através da arte, aos poderosos. Orgulho – me da nossa literatura, de obras primas como Os Sertões, de Euclides da Cunha, de um mural paisagístico narrativo cheio de religiosidade e valentia, de romance como Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, de Vidas Secas de Graciliano Ramos, um retrato cruel do latifúndio que ainda marca a nossa paisagem regional, dentro de uma nova republica que se diz moderna mas incapaz de fazer uma reforma agrária.expondo as intempéries uma legião de camponeses à beira das esstradas. ..


O ufanismo barato continua a bater no peito de muita gente. Precisamente agora que estamos nos aproximando de eventos esportivos espetaculares, que vão alçar o Brasil nos píncaros da mídia. A contagem regressiva já começou. E daqui a pouco estaremos cantando, Dom e Ravel de novo. Brasil eu te amo. Ou, então, o hino Pra Frente Brasil Noventa Milhões em ação Salve a Seleção..Mas, uma nação dividida, como a nossa, no momento não tem condições de cantar junto.E mesmo que cante a maioria não entende o ritmo da musica e desafina. È o que está acontecendo. O Brasil está sob o diapasão do samba do crioulo doido...



Nenhum comentário: