No dia 01 de fevereiro de 1901, em Cadiz, Ohio, EEUU, sem o famoso bigode, veio ao mundo William Clark Gable. Era filho do alemão, fazendeiro e perfurador de petróleo, William Henry Gable e da irlandesa Adeline Hepshelman, que viria a falecer poucos messes depois do seu nascimento. Na verdade o sobrenome do pai de Clark era Goebel, mas , na terra do Tio Sam, virou Gable. Na época em que começou a fazer sucesso, a MGM espalhou o boato que ele era descendente de holandeses e irlandeses, devido à ascendência do nazismo. Temia que seu nome fosse associado ao de Joseph Goebbels.
Foi a ex-atriz Josephine Dillon, 14 anos mais velha que ele, que pagou pra arrumar seus dentes, mudou seu penteado, enfim, cuidou pra que ele passasse por uma lanternagem geral. Em 1924 levou-o pra Hollywood e em 13 de dezembro, do mesmo ano, ao altar.
Em 1930, como o cara não emplacava, dona Josephine resolveu investir pesado e bancou, em Los Angeles, a peça The Last Mile. O maridão, claro, encabeçava o elenco. Carece de confirmação a notícia de que Lady Dillon bancou também a crítica. O fato é que o trabalho de Clark foi muito elogiado, o que lhe rendeu vários testes para o cinema. Um deles ficou famoso. Foi quando Darryl F. Zanuck o testou para o papel de "Little Caesar" e o rejeitou, alegando: "Não serve para o Cinema. As orelhas são grandes e se parece com um macaco". Nosso herói não se abalou e, de galho em galho, acabou alcançando o sucesso. Contou com o apoio de Louis B.Mayer e Howard Strickling que tiveram a idéia de lançar um novo tipo de galã: cínico, dominador e com sex-appeal agressivo. Em 1930 trocou Josephine Dillon por Rhea Franklin Prentiss Lucas Langhame, uma rica socialite do Texas, 17 anos mais velha do que ele. Decididamente o “Rei de Hollywood” era chegado a uma “coroa”. Rica, naturalmente. O divórcio veio em 1939. Menos de um mês depois casou-se com Carole Lombard, em 29 de março, em Kingman, no Arizona. O falecimento de Carole, em janeiro de 1942 num acidente aéreo abalou Clark pro resto da vida. Segundo Esther Williams ele nunca mais foi o mesmo.
Suas duas últimas esposas foram Silvia Ashley e Kathleen Williams Spreckles, 15 anos mais nova. Mr.Gable tinha, então, 54 primaveras, e já não se sentia atraído por mulheres mais velhas. É compreensível.
Serviu como voluntário na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.Era o ator preferido de Adolf Hitler que, ao saber de sua presença no front, ofereceu uma recompensa pela sua captura.
Atuou em  67  filmes,  entre  os  quais  Mogambo  (1953),  com  direção  de   John  Ford,   uma   refilmagem de Red Dust (1932) em que também foi  protagonista. Interpreta  Victor  Marswell, um  caçador  que  tinha  algum  parafuso  solto,  pois ,  ao  ser  assediado  pela  antiga   amante  Eloise  (Ava Gardner),  não quer  muita conversa com ela. Está ocupado organizando um  safári para levar um casal à região dos gorilas selvagens, onde pretendem realizar um documentário. Linda (Grace Kely), a  mulher do  cinegrafista,  se  apaixona  por Victor e quer deixar  o  marido. O  caldo  engrossa  quando  a  desprezada Enoise saca o lance, sobe nas tamancas e...
Bom, veja o filme, se conseguir encontrar uma cópia.
Clark Gable faleceu em Los Angeles, California, no dia 16 de novembro de 1960.

Nenhum comentário:
Postar um comentário