quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Papete e o Boi do Piauí

ZÓZIMO TAVARES



Cantor, compositor, percussionista, produtor e arranjador, ele é um artista de prestígio internacional. Foi o ganhador do prêmio Disco do Ano de 1977, com o álbum Uo-mini, gravado com a cantora italiana Ornella Vanoni. Estourou nas paradas de sucesso com "Boi da lua". Desde então, embora não seja uma presença freqüente na mídia, seu prestígio não pára de crescer na crítica e no meio artístico. Refiro-me a Papete, 61 anos, que também recebeu o título de melhor percussionista do mundo, no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. O músico diferenciou-se e ganhou aplausos por desenvolver uma técnica excêntrica no berimbau, inovando ritmos e criando uma performance musical totalmente particular ao instrumento e à percussão, que é sua especialidade. No período de 1993 a 1998, Papete dedicou-se a pesquisar sobre os ritmos do Maranhão. Daí resultou o projeto Tambor de Mina, em que os sons, ritmos e melodias da música maranhense são mostrados de uma forma universal, moderna e agradável. O show percorre o país e exibe toda a técnica e versatilidade do percussionista, que executa ritmos como o crioula e diversos "sotaques" do Bumba-meu-Boi e do reggae (raga, zouk, pop), tocando instrumentos típicos e originais da cultura musical maranhense.A arte de Papete e sua banda foi apreciada pelos teresinenses no palco do "Armazém de Todos os Sertões", quarta-feira à noite, no Teresina Shopping, dentro da programação dos 50 anos do Armazém Paraíba. No show, que levantou o público, o artista contou que, após anos de pesquisa da cultura popular, constatou que o boi-bumbá do Maranhão nasceu no Piauí, com os vaqueiros, atravessou o Parnaíba, foi para a Ilha (São Luís) e, de lá, seguiu para a Amazônia, com os maranhenses que foram trabalhar na extração da borracha, projetando-se para o mundo através de Parintins. Muitos já sabiam dessa história, mas ela certamente ganha outra importância quando contada por uma voz autorizada como a de Papete.
_____________________
(diário do povo - 31.08.08) Zózimo é jornalista piauiense que manda esta nota para o Piauinauta. Já estamos competindo com a grande imprensa (pelo menos a do Piauí).

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber como faço pra conseguir o cd do Papete.

Albuquerque disse...

Camila existe alguns blogs que teem alguns cds do papete... da pra baixar... mas como eu gosto do DVD/CD e dos encartes.. além de valorizar meu povo, vale apena compra os originais. Tenho gandes dificuldades de encontrar também.
MAs vale apelar pra amigos que estão no MA..
ruiralbuquerque@gmail.com.. um MA no mundo.. Abração