domingo, 9 de dezembro de 2012

edição comemorativa dos 5 anos


No dia 4 de dezembro de 2007 o Piauinauta foi mandado ao espaço virtual. Permanece em órbita há cinco anos, com pequenas mudanças. Mas sempre no mesmo rumo: ser uma revista periódica como antes foram os jornais alternativos da década de 1970. A primeira crônica, cujo título deu nome ao blog, é reproduzida nesta edição. Outras crônicas foram pinçadas da viagem espacial para esta edição comemorativa.

A nave tinha como missão resgatar outros astronautas perdidos do planeta, expulsos pelo movimento de rotação da globalização e da modernidade. Geraldo Borges, primeiro astronauta piauiense resgatado em Mato Grosso do Sul permanece na cabine de comando desde o começo. Climério Ferreira, um piauiense candango, desde que entrou ajuda a manter a nave em órbita, como perfeito engenheiro de voo. Durvalino Couto e Paulo José Cunha, piauiseiros que se perderam em Brasília, vez por outra fazem contato. Cinéas Santos, o sábio ancião; e Salgado Maranhão, o artífice das palavras, de quando em quando engrandecem a viagem. Paulo Tabatinga trouxe para a cabine as mais belas fotografias, poemas sóbrios e cachaça para nos embriagar de saudade. Graça Vilhena e Keula Araújo trouxeram o feminino piauiense com poemas que, semeados entre as estrelas, fazem mais bonitas as constelações celestes. De Netto de Deus, Gervásio Castro, Paulo Moura, Amaral e Gabriel Arcanjo a nave toma emprestadas as mais belas ilustrações. Isso, falando apenas em alguns conterrâneos dessa folha bairrista.

O incrível é que os “estrangeiros” também entraram na nave e contribuem para o sucesso dessa viagem. Ana Cecília cativou os leitores com seus poemas cortantes, pena que anda ausente. 1000TON é um amigo carioca mineiro que desde o começo rabisca a nave por dentro e por fora. Leo Almeida conheci outro dia em Brasília e parecíamos amigos antigos. O grandão Nicolas Behr aparece vez ou outra. Luiz Horácio, um gaúcho e grande escritor contribui com resenhas saborosas quase toda edição. O paulista Aderval não comparece sempre, mas quando vem domina a prosa. E eu ainda nem conheço pessoalmente esses dois últimos astronautas.

Mas hoje comemoramos o aniversário da aeronave. Ela foi remodelada pra festa. Nova “template” (o que chamávamos de logotipo) na concepção magistral de Gervásio sobre uma foto, de Paulo Tabatinga, da nossa velha ponte. E os gratos 150 mil acessos podem assoprar as cinco velinhas. E la nave va!   

_____________________________________
REGISTRO de antes de findar o ano:

Morre Décio Pgnatari, dia 02 
.
    lavra
 palavras
  a vida
    ávida
    parábola
& pêndulo.
.
amor
tece dor
a morte
adormece
vazio
mar morto
mármore
frio
larva
 
(Edmar)
 
 
 
 
Morre Oscar Niemayer, dia 05
.
Inscrita no mármore a tua memória
Pelas avenidas e praças do universo
As tuas obras celebram a tua glória
E magníficas não cabem nesses versos 
.
Pelo mundo inteiro a tua arquitetura
Ergue - se como pirâmides modernas
E em curvas e leveza se transfigura
Apontando para o céu pontes eternas.
.
Pelas mãos do operário, obra concreta
Enfrentando o sol de Brasília a realidade
Oscar Niemeyer, o poeta atingiu a meta. 
.
Oscar Niemeyer um candango  pé no chão
E também um comunista de verdade
Uma flor no asfalto renascida no sertão.
.
(poema de Geraldo Borges) 
 
 
 
 
Também Dave Brubeck, no mesmo 05
Take Five, 1966: http://youtu.be/faJE92phKzI
 
 
 
 
Dia 13, 100 anos de Gonzaga. Ver homenagem de Gereba no vídeo desta edição.
desenho: Netto de Deus 
 
Gereba apresenta o cd "Luas de Gonzaga" e Gil canta 13 de dezembro. Veja:
 
________________
 
obs. quem souber de quem é a linda foto azulada do Poty com Teresina ao fundo, que ilustra essa folha, por favor me avise. Gostaria de creditar ao exelente fotógrafo. Coisas da internet sem nome...
 

3 comentários:

Luciane disse...

Parabens ao Piauinauta pelos cinco anos! A nova versao está muito bacana! Adorei!!
Bjs,
Luciane

Anônimo disse...

sicills10Parabens ao Piauinauta, "O PASQUIM CONTEMPORÂNEO", agora mais leve, neste lay out do amigo Gervásio, nem por isso mesnos contundente e nos seus textos e assuntos brasileiríssimos, exatamente na semana que o Mestre Oscar subiu para se encontrar com Seu Luiz. Tudo lindo.
Chico Salles.

GISLENO disse...

É O DIABO, ESSE NETTO DE DEUS!!!!
O HOMEM É FERA!!!