domingo, 4 de março de 2012

O cartoon que desagradou a gregos e tucanos


 Edmar Oliveira

Quase não entrei nas redes sociais por achar uma invasão de privacidade e exposição de situações desnecessárias. Isso não foi o problema encontrado. Me recuso a ler as fofocas e mantenho um papo com meus “amigos” dentro dos interesses comuns e, redundantemente, interessantes. Podia dividir entre meus temas: política macro (algumas vezes microssetorial), ossos do ofício (saúde mental), assuntos conterrâneos (o Piauí nunca saiu de dentro de mim), preocupação com os excluídos urbanos (até fiz um blog para aprofundar esse assunto), vídeos musicais e reportagens interessantes (pra mim e ao grupo de “amigos” mais amigos), comentários de notícias (adoro fuçar as contradições da mídia e da política), humor (sem qualquer preocupação ideológica ou politicamente correta, senão não é humor). Pois foi nesse tema a encrenca não esperada.
No último Piauinauta falei da surpresa com os posicionamentos de alguns amigos de rede sobre um prejulgamento condenatório de atitudes idem. Hoje abordo o segundo incômodo quanto ao tema do humor. O cartoon do Nani, que reproduzo acima, me fez rir e quis repartir (aprendi a dizer compartilhar) com os “amigos”. Porque ele em mim reproduziu o acerto de um bom cartoon. Nem precisava das palavras do personagem do Nani. A estrela “atucanada” dizia, no meu entender com humor e graça, da situação retratada. O cartoon é isso: um quadro vale por uma tese de mestrado ou um artigo sociológico rebuscado.
Minha surpresa foi que a piada contrariou tucanos empoleirados (querendo arriscar um novo voo) e também a estrelas cadentes (que se abaixaram muito para continuar no céu). Os dois polos brigavam entre si e principalmente com o Nani (cada um não achando graça a seu modo). Tenho amigos amigos (não os da rede) social democratas, socialistas e comunistas. Alguns até mesmo podendo ser classificados mais à direita, já que tenho por norma não pedir filiação ideológica aos meus caros amigos e espero mantê-los, tão importantes são para mim. Não quero privar da amizade de fascistas, embora tenha alguns amigos muito autoritários tanto quanto mais à esquerda e à direita. Eles até se encontram nos extremos. Mas se no grito conseguimos uma convivência democrática, até quase que na porrada, vamos levando.
E engraçado é que a raiva de ambos os lados era porque o cartunista tinha-os tornado parecidos. Um outro internauta até brincou: temos uma nova ave no céu: “tucano avermelhado”, que achei muito apropriado.
Ora, a democracia já mostrou que quando polariza entre dois opositores, eles ficam muito parecidos. O exemplo americano de um jegue azul ser quase igual a um elefante vermelho é paradigmático. Pois quando o pluripartidarismo é abolido (ou engolido) por duas forças políticas corremos o risco de tudo ficar muito igual e isso não é bom. E foi isso que o Nani ironizou no seu cartoon.

3 comentários:

João de Deus "Netto" disse...

Feitas as devidas concessões, a metamorfose ficou duka!

João de Deus "Netto" disse...

Feitas as devidas concessões, a metamorfose ficou duka!

João de Deus "Netto" disse...

Socorro, Edmar, comentário duplicado! Aliás, o blogger tem feito de tudo pra não se comentar mais em blogs do provedor. Será uma censurazinha disfarçada em protocolo de postagem? Tem que ver a derrota do Congresso Nacional deles em censurar a internet com disfarce de lei antipirataria. Teoria da conspiração foi um termo bonito inventado pra camuflar as canalhices que o Wikileaks tem jogado esgoto afora.