quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nordeste


Geraldo Borges


O nordeste é o nordeste é o nordeste, um roseiral, mas não é apenas o nordeste é muito mais do que um simples mapa geográfico, é vento áspero, sereno, brisa marítima, camarão, cavalo marinho, pé na estrada, pó na estrada, cavalo do cão, cabra da peste. É deus e o diabo na terra do sol. É menino barrigudo cheio de lobriga frieira coçando no pé até ficar em carne viva, é carrapato, mutuca, berne, pés rachado de retirantes; E vidas secas, Fabiano Sinhá vitoria. O menino mais novo, o menino mais velho, a cachorra baleia., pitomba,açude,soldado de policia e muito mais.


É sertão de Euclides da Cunha, lampião que ganhou uma estatua em uma praça dos nossos rincões. O nordeste é piolho de cobra, cascavel, gavião, carcará, cobra coral, escorpião, sapo cururu na beira do rio, gravatá, macambira, onça pintada. capoeira. boi de carro, vazante. Cana caiana, cachaça, pistoleiro que reza pela alma de sua vitima antes de arrebentá-la com um tiro. E mandá-lo para as profundas dos infernos. Nordeste pevide de galinha, carrapato, fracos do juízo que se dizem Napoleão e cultivam a sua ilha particular contando histórias imaginárias, figuras exóticas de cavalhadas antigas que viram lendas na boca do povo. O nordeste tem de tudo, e cada dia é mais descoberto e inventado, padres valentes, beatos mulherengos, políticos finórios.


O nordeste é o nordeste com cerca de arame farpado, grileiros , SUDENE com as águas turvas do rio São Francisco, do Parnaíba, com carrancas, com o cabeça de cuia, com procissão para chover, com bicho de pé, com vaqueiro curando bicheira pelo rastro da rês, com o filho da casa grande levando a mulata para dentro do mato. Nordeste, nordeste quantos nós górdios vos tereis que desamarrar com faca de ponta canivete, tesoura, martelo, foice, enxada, e mais outras ferramentas.


Nordeste bica chuviscando, cacimba, cisterna, latrina no fundo do quintal, menino vendendo pirulito, azeite de mamona no pixaim das mulatas, óleo de rícino como purgante para pessoas empachadas, roupas no varal secando ao sol, quinais com pés de bananeira dando filhos ao vento. Nordeste chapéu de couro chapéu de palha, bode de pele de primeira esfolado de cabeça para baixo, pendurado no caibro do pátio sangrando, buchada, sarapatel, nordeste da molesta, virgem Maria mão de Deus, oratórios nas alcovas, caritó, rezas para moças velhas se casarem. O nordeste, é assim e assado, pegando fogo; coivaras, aceiros, roça florindo, casa de farinha, dedos calosos de mulheres debulhando o rosário, formigas criando asas no céu para o prazer dos bem ti vis, avoante, carne seca, calango, tanajura. O nordeste é inventivo, e é muito mais do que o leitor imagina. Pode ser encontrado nos romances de cordel, nas xilogravuras que ilustram suas capas. O nordeste é uma metáfora ambulante está em todo lugar nas favelas de todo o Brasil nas cercas elétricas por cima dos muros das mansões na alça de mira da fuzis dos marginais.


Nordeste, nordeste, quantas vezes repito o teu nome e agora torno a repetir como um menino faminto pedindo pão, estudo, família. E o que vejo são minhas irmãs perdendo o cabaço antes mesmo de sair da puberdade pegando carona com motorista nas auto – estradas da vida pelo nordeste afora. O nordeste é um só porém existe o nordeste baiano com seu berimbau o nordeste do Piauí e do Maranhão com seu bumba meu boi o nordeste de Pernambuco com seu maracatu e outros nordestes que ensinam a língua do ABC de Luiz Gonzaga e com o zabumba a sanfona e o triangulo fazem a festa...


Você já foi ao nordeste? Se não foi não está perdendo nada, o nordeste também é Brasil e está em todo lugar do país. Mas se está a fim de ir não perca temo, vá antes do mar virar sertão. Tem gente que vai e não volta mais, principalmente o europeu. Se apaixona pelo sol e pelo céu. Mas o nordeste não é apenas nosso nordeste de cartões postais vendido para turista ver nordeste do IBGE de dados estatísticos e gráficos sobre o desenvolvimento. O nordeste é o nordeste é o nordeste transfigurado num sentimento místico e mítico de que ali o Brasil foi descoberto e inventado as margens de um porto seguro.

______________

foto de Marcos Michael, que pede créditos e eu desculpa (edmar)

Um comentário:

Marcos Michael disse...

Caro Edmar, quase sempre fico feliz ao ver uma imagem minha publicada. Digo quase sempre pois às vezes elas são pegas sem autorização, e tampouco creditadas.
Essa foto tem autor. Chama-se Marcos Michael, fotógrafo, que há 10 anos vive deste ofício.
Peço que na proxima imagem que você utilizar (minha ou não) tenha a delicadeza de solicitar autorização prévia ao seu autor.
Obrigado.