domingo, 24 de janeiro de 2016

ANIMAIS SEM-RABO



Ilustração: 1000TON

(Edmar Oliveira)

Eu sempre desconfiei de que quem gosta muito, muito, muito de animais, gosta pouco de gente. Antes de me condenarem prestem atenção no muito, muito, muito, que talvez não seja o caso de quem tem um cachorro, um gato, uma tartaruga, ou outro bichinho de estimação. Falo aqui dos que transformam a causa dos animais na causa mais importante do planeta. Pois foi exatamente isso que a câmara de deputados do Estado do Rio de Janeiro decidiu aprovar como lei. Parecendo que o estado não tem qualquer outro problema mais importante, nossos nobres deputados proíbem o transporte de tração animal. Carroças, burro de carga e jumentos não podem mais serem usados como sempre foram, até mesmo antes do jumento carregar Maria e o Menino Jesus nas costas. A partir de agora José tomaria uma tremenda multa.

Ora, afora os ricos que criam cavalos em haras, os pobres sempre tiveram esses animais para a função de transporte. Recentemente, no nordeste, a facilidade de comprar motos levou a população a abandonar os animais usados para tração. O que gerou um enorme problema. Jumentos e burros são abandonados pelos donos e vagam pelas estradas do nordeste. Aqui no Rio, com a lei, deve acontecer fenômeno parecido. Afinal quem tem esses animais visam sua utilidade na tração do próprio transporte ou de carga. Quisesse nossos nobres deputados ajudar essas criaturas de Deus, uma tara de carga máxima podia ser instituída, jamais a proibição. Afinal, a função de tração animal foi o que levou à domesticação dessas criaturas.


Assim, os que gostam muito, muito, muito de animais regozijaram nas suas associações de proteção aos animais. O cavalo, o burro e o jumento foram aliviados de sua carga e da tarefa escrava. Que façam uso de uma picape para o transporte, jamais ousem submeter o animal ao tamanho suplício da carga.

Eu, aqui com meus botões, acho que os burros sem-rabo vão aumentar. Burro sem-rabo, como são conhecidos os humanos que arrastam uma carroça no muque, são os pobres transportadores que nunca puderam comprar um animal para facilitar o seu trabalho. E eles vão aumentar porque os muitos que não podem comprar um carro vão continuar arrastando as suas carroças com a tração humana, já que a tração animal foi proibida.


E não tem lei pra proteger os humanos que foram transformados em burros sem-rabo. Isso não incomoda nem um pouco aos que gostam muito, muito, muito dos animais...






Nenhum comentário: