domingo, 20 de setembro de 2015

Visita ao Seborges


(Geraldo Borges)

Muitas pessoas, amantes da leitura, já visitaram o meu sebo, o Seborges, que fica na Rua Rio de Janeiro, 2387.A primeira delas foi o Kenard Kruel. Mostrei-lhe dezenas de livros, brochuras, encadernações, de preferência biografia, que é o seu ramo. Ele verificou os preços no canto da página, e achou-os caro. E ainda por cima, disse que eu botei o sebo e vendo livro pelo olho da cara, caríssimo, por que, na verdade, não quero me desfazer deles. Pode até ser.

Mas aos poucos, estou vendendo meus livros usados. Os fregueses estão aumentando. Teresina não tem sebos significativos; o que significa, de duas uma, ou as pessoas leem muito e são ciosas com seus livros. Não querem revender ou fazer trocas. Ou leem pouco, e nem notam os livros que tem em casa. Acredito na segunda suposição.

Mas  vamos voltar  as pessoas que  já visitaram o meu sebo A  minha amiga T T Aguiar  também me ajudou a propagandear o meu Seborges . Registro aqui a presença do Igor, filho do Marcos Igreja, que me comprou  O Velho  e o Mar, Vidas Secas, e Decameron.

Também passou  pelo Sebo o meu amigo querido  Edmar Oliveira, que   teve o privilegio de ganhar de presente pela mão da Fátima, minha mulher, duas obras prima da literatura inglesa – O Quarto de Jacob de Virginia Woolf  e os Papeis de Aspern  de Henry James. O poeta e cronista  Rogério Newton também, já apareceu e como tem bom faro para livros me comprou A Noite de Núpcias do  poeta indiano Tagore, tradução de Cecília Meireles  e  Cemitério de Elefantes de Dalton Trevisan. E Glenda Borges, minha sobrinha, que marcou presença aqui  me comprou E para nascer, nasci, crônicas de Pablo Neruda. E trouxe  um colega que me comprou Província Submersa de Geraldo Borges e Mano Ladino do escritor piauiense Anfrísio  Lobão. Minha irmã Lourdes me fez uma visita e aproveitou para me comprar  Poesias Escolhidas  de Drummond de Andrade, as Poesias Completas de Manuel Bandeira, e Líricas de Camões ; outra irmã, Anaci, me comprou Os lusíadas,  edição especial,.com uma boa introdução.

O poeta Paulo Machado já me deu o prazer e a honra  de sua visita,  como também, Robervan Du Nascimento.

Paulo Tabatinga vem aqui uma vez por outra, e descobriu Grande Sertão Veredas no fundo de uma estante. Mandou que eu reservasse  o livro para ele. Botei- o em cima do balcão e coloquei  um marcador dentro,com um aviso:  vendido Não digo o preço para não espantar o leitor. Vale. E além do mais tem algumas páginas sublinhadas. Não me esqueci da presença do professor Mac Dowell  que apareceu  na companhia do `Paulo. Olhou os meus livros e do alto do seu conhecimento de literatura   elogiou o meu acervo. Apareceu  também o David  outro amigo do Paulo e comprou – me alguns livros, entre eles me lembro bem de  Decadência do Ocidente.de Osvald Spengler e dos Ensaios de Montaigne. 

Convido o leitor a dar um passeio pelo  espaço de meu sebo. Não é obrigado a comprar nada. A gente pode conversar no meio dos livros e arrotar erudição, ou ler, sossegadamente, uma orelha, ou admirar o desenho das  capas.. Às vezes se compra livro pela impressão que a capa sugere ou  pela magia do titulo.

 Esse  inicio de mês arranjei uma nova freguesa a quem dedico essa parágrafo. A historiadora e poeta Olivia Candeia que veio  me procurar para me fazer uma entrevista     sobre a resistência estudantil à Ditadura e a minha participação política  durante a década de 60 como militante da AP. Conversamos bastante. Ela gravou tudo. Pois está pesquisando para a sua tese de doutorado. Trouxe para mim a sua tese de mestrado, e duas coletâneas de poesias. E comprou alguns livros, inclusive Província Submersa. Pode acreditar leitor. Foram baratos.


Um comentário:

Anônimo disse...

A gente tem uma idéia errada de Sebo. Aqui em São Paulo temos muitos, alguns especializados, até...Como vendedora, galerias de arte e joalherias, percebo que as pessoas compram o que é caro e um livro é uma jóia, é uma obra de arte.Isso tem um custo. Quando não dá pra gente comprar ficar namorando também é bom, como o meu caso agora: estou namorando um livro que parece que foi vendido num Sebo do Rio. Namorar livros é muito bom. Adoro Sebos!
Lelê