domingo, 6 de setembro de 2015

VIOLAS NORDESTINAS

Madureira, Ivanildo e Cássio no Violas Nordestinas. Um pernambucano do Rio Grande do Norte; o outro, paraibano de pernambuco; e o terceiro, um baiano do Maranhão.

O SESC está promovendo já a 18ª edição do evento SONATA BRASIL. Dentro deste o importante VIOLAS BRASILEIRAS, no seguimento VIOLAS NORDESTINAS, que este ano percorre o sudeste e sul do país e no ano vindouro acontecerá no nordeste, centro-oeste e norte. Portanto chamamos a atenção para quem ainda pode contemplar o recital gratuito.

Na apresentação no Rio brilharam a viola caipira de Antônio Madureira, a viola Machete de Cássio Nobre e a viola de cantoria de Ivanildo Vilanova.

Madureira é um potiguar radicado em Pernambuco, tendo participado do Movimento Armorial de Ariano Suassuna. Violeiro, violinista e compositor, estudioso da viola, liderou o Quinteto Armorial. Cássio é um jovem maranhense radicado no recôncavo baiano, onde estuda a viola machete, instrumento português incorporado pelos descendentes africanos do recôncavo baiano, presente no samba de viola e no samba chula, variantes entre outras do samba de roda baiano. Ivanildo, pernambucano radicado na Paraíba, é cantador de viola, onde o instrumento marca o ritmo da modalidade declamada de improviso e na sua repetitividade acentuada permite o improvisador pensar nos versos num breve instante antes da declamação.

Três estilos diferentes, mas que se completam numa informação harmoniosa do recital primoroso. Esse eu vi. Confira a programação na página do SESC:

http://www.sesc.com.br/portal/site/sonorabrasil/2015/#firstPage

Nenhum comentário: