domingo, 12 de julho de 2015

Notícias de Oeiras

OURO NO RIACHO
Rogério Newton


Nos últimos dias, intensificou-se o desmatamento das margens do Riacho Mocha, na altura do Loteamento Residencial Vila da Mocha. Se antes boa parte da cobertura vegetal havia sido suprimida com as primeiras obras de preparação do loteamento, agora praticamente toda a vegetação que restava foi retirada, deixando a paisagem com aspecto de terra arrasada. Poucas árvores, aqui e ali, foram poupadas, algumas belíssimas, mas é difícil saber até quando, já que não há evidências de um propósito claro, ou coisa que o valha, para conservar o que milagrosamente sobrou.

Através deste Portal e da página da Associação Ambiental de Oeiras no Facebook, imagens foram veiculadas mostrando os danos causados pelo desmatamento na Área de Preservação Permanente (APP), definida pelo Código Florestal, isto é, a faixa de 30 metros de cada margem do Riacho Mocha. Agora, a situação piorou, pois até pequenos arbustos e pés de marias-moles foram derrubados.

A intensificação dos danos ambientais na Área de Preservação Permanente veio a ocorrer justamente após perícia do Ministério Público no local, a qual constatou a destruição da cobertura vegetal da área protegida por lei, que era pouco densa, é verdade, e hoje nem mais isso é. O aumento dos danos ocorre há poucos dias da reunião agendada para o próximo 30 de junho, no Ministério Público, em Teresina, com o objetivo de discussão do problema com os principais interessados, para alcançar, quem sabe, uma solução consensual.

As primeiras intervenções na área, visando a preparação do terreno para o loteamento, suprimiram grande parte do que restava da paisagem verde em ambas as margens do riacho, entre a Bica e a Ponte Zacarias de Goes. Publicações de imagens e artigos alertaram para a ilegalidade e a desnecessidade de derrubar árvores, especialmente na Área de Preservação Permanente. Mas parece que foi pior. Os alertas e as súplicas não só foram inúteis para cessar o desmatamento, como também provocaram efeito contrário: a detruição do verde voltou com intensidade redobrada.



Procura-se uma explicação racional para o fato, mas é difícil encontrá-la. Seja como for, é lamentável que tudo isso esteja acontecendo. A intensificação da destruição parece sinalizar para uma rigidez de posições. Por outro lado, torna mais problemático (mas não impossível) o reflorestamento, já que a terra está praticamente desnuda, mesmo na área declarada de preservação permanente pelo Código Florestal e prioritária para conservação pela Lei Orgânica do Município.

No último sábado e domingo, conversei com algumas pessoas que fui encontrando no percurso de ida e volta do loteamento. Todas manifestaram descontamento contra esse recente golpe contra o riacho. Dizem, resignadas: __ Isso é Oeiras!

Não tenho esse entendimento fatalista. Acho que é possível reverter o problema, se os envolvidos pensarem que podem fazer algo diferente do padrão que se repete em relação ao Riacho Mocha, sobretudo após os primeiros anos da década de 70, ou antes disso. A manutenção de uma área verde margeando o riacho só trará benefícios à cidade, que se ressente de locais públicos de lazer. Será até uma forma de valorização do próprio loteamento. Os  moradores poderiam ter à sua disposição um parque verde para fazer caminhadas e ficar mais perto da natureza.

Frequentemente, diz-se que Oeiras é terra de pessoas inteligentes. A cidade é famosa por suas tradições. Ostenta vários títulos. Porém, a forma como vem sendo tratada a questão ambiental, especialmente a do Riacho Mocha, não se afina com os galardões e a grandeza cultural que a cidade possui.

O loteamento em questão é um sintoma, entre outros, de que a ecologia urbana oeirense necessita de olhares e atitudes proativas. Mas também é uma oportunidade de ouro que a cidade tem nas mãos para resolver o problema de forma inteligente e sensível e de fazer justiça ao Riacho Mocha, que, a exeção dos filmes, artigos, crônicas, poemas, seminários e exposições de fotografias, só tem sofrido derrotas nos últimos cinquenta anos.
_____________________
as fotos também são de Rogério







Nenhum comentário: