domingo, 14 de abril de 2013

História do Cordel


Edmar Oliveira
 
Acabei de ler um pequeno grande livro. Trata-se de “apontamentos para uma HISTÓRIA CRÍTICA DO CORDEL BRASILEIRO”. Pequeno porque o livro de ADERALDO LUCIANO tem apenas 96 páginas, mas é de uma densidade de argumentações que o tornam um grande livro.

Aderaldo destrói os mitos que cercam essa arte e se tornaram verdades consagradas pelos próprios autores do Cordel. A partir de uma nomeação de Silvio Romero sobre “literatura de Cordel” que circulava no nordeste, similar a conhecida denominação portuguesa, apressadamente os estudiosos do gênero filiaram o Cordel nordestino ao português. Parecia que a literatura de Cordel atravessou o Atlântico para se espalhar no sertão nordestino. Aderaldo corta aí o cordão umbilical da filiação direta, provando que quando Romero escreve sua opinião se referia apenas aos livros portugueses que aqui chegaram – reproduções baratas e parciais de obras do poeta Chiado ou do fabulista Trancoso, entre outros, – não tendo parentesco com o que conhecemos como o nosso Cordel, gênero literário nascido no árido sertão dos estados nordestinos muito depois da definição de Romero. Os argumentos são sólidos e convincentes. Nomeia Leandro Gomes de Barros como pai e maior escritor do Cordel brasileiro.

Mas Aderaldo não fica por aí. O doutor em Ciências da Literatura, cuja tese de doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro resultou nos “apontamentos” – embora modesto no título – destrói outras construções. Da definição proposta por Veríssimo de Melo – “o cordel é poesia narrativa, popular, impressa” – nada fica em pé. Aderaldo convence que o Cordel não é apenas narrativo, discute brilhantemente a falácia entre os conceitos de popular e erudito, ao mesmo tempo em que desbanca a característica do Cordel pelo formato como é editado desde seu começo, além de argumentar que nem a forma como ele é vendido caracteriza o gênero.

Nessas poucas páginas ainda sobra espaço para diferenciar o Cordel da Cantoria e da poesia Sertaneja, para mais adiante encontrar o marco fundador do nosso Cordel. Claro que Aderaldo com o nosso jeito de ser – sempre com a peixeira à mão – desagrada escritores e os considerados historiadores da “literatura de Cordel”. Essa denominação ele também ataca, chamando o gênero de Cordel sem o “literatura de”, evidente que apresentando argumentos convincentes. Afinal um livro que nasceu para ser polêmico, como é a própria figura do Aderaldo Luciano. Mas os seus contendores terão que discutir contra-argumentos com o Doutor do Cordel, pois a academia lhe deu esse título com louvor. E o homem é chamado para aulas em vários locais, inclusive em universidades da Europa.

Embora admita que sua própria, dele Aderaldo, classificação é embrionária, nos promete novos estudos nessa direção, o que – de minha parte – aguardo ansiosamente.

Aderaldo Luciano atropelando os mitos do Cordel
___________________________

E atenção sertão do Piauí. Aderaldo Luciano viajará em caravana para conhecer a Serra da Capivara – vai que ele descobre que as cantorias começaram com as múmias de Niède Guidon! Fará uma passagem pela capital do fundo do Sertão, a maravilhosa Oeiras,  e será recepcionado pelo Anjo Adarilho Joca Oeiras. Não é ainda dessa vez que ele conhecerá Teresina e o Litoral – ou será?
___________________________

Existe uma página no FaceBook chamada “apontamentos para uma história crítica do Cordel brasileiro” onde os interessados poderão saber como adquirir o livro.    

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela imagem em relação ao atropelamento, no mais concordo com as teses do Doutor Adrraldo Luciano.
Chico Salles.