quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

João Sapateiro




João Sapateiro,
Uma pequena biografia.


João Silva Franco, nasceu negro e pobre na cidade de Riachuelo - SE em 20/06/1918, onde na infância trabalhou em engenhos de açucar.
Teve rápida passagem por Aracaju, onde para ajudar a família com alguns trocados, aprende o ofício de engraxate.
Muda-se para a cidade histórica de Laranjeiras, também em Sergipe, onde foi acolhido cidadão honorário e de lá nunca mais saiu, até seu falecimento em 09 de outubro de 2008.
Na juventude passa a trabalhar como sapateiro, destacando-se por seu impecável serviço com o couro e nas rodas de amigos torna-se boêmio e cantor de serestas.
Influenciado pelo lirismo das letras de música da época de ouro do rádio brasileiro, passa a escrever seus versos em folhas avulsas de papel, que vai fixando nas paredes de madeira da oficina onde trabalhava.
Os clientes iam lendo aqueles poemas enquanto aguardavam a conclusão dos serviços e ficavam maravilhados com a qualidade dos escritos, e no final de tarde passaram a frequentar o bangalô do sapateiro que escrevia versos. Em retribuição aos visitantes, o poeta começou a declamar seu poemas em pé, do alto de seus mais de dois metros de altura. Assim nascia o poeta João Sapateiro.
Sua língua mordaz não deixava passar em branco com seus versos as injustiças sociais da cidade e do mundo, e com vara curta futucava políticos e autoridades que maltratavam o povo.
Acometido por um glaucoma, vai aos poucos perdendo a visão dos dois olhos na velhice, e assim morre aos 80 anos, cego e pobre como nasceu, mas nos deixando uma riqueza imensa em poesia.
(Sergival)

Nenhum comentário: