quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A Teoria do Big Boot

Edmar Oliveira

Um cientista americano (sempre eles!) anuncia uma nova teoria sobre o Universo. Para o novo teórico o Cosmo foi organizado a partir das leis de informação digital. Ou seja, as leis do Universo são funcionais como um sistema digital e virtual, tal como acontece no seu computador. Para o moço isto explicaria a desavenças entre as leis da relatividade e as leis da quântica, harmonizado a física de modo a ser compreensível como um sistema possível. Até o “Big Bang” seria um “Big Boot”, o que explicaria a não existência do Universo anteriormente, se ele fosse um computador desligado. Deus, então, seria uma espécie de Bill Gates que organizou tudo que existe a partir do seu PC ou Notebook, sei lá.


O perigo de “teorias definitivas” é o deslumbramento de que não existia nada antes e nem existirá depois. Parece que o tal cientista vive no universo virtual de Matrix. E a informática, pelo conteúdo excepcional de conhecimento posto à disposição, parece destruir o tempo antes e depois dela. Já, já será decretado que quem não entende de informática não existe.Economicamente isto já é verdade. Mas na existência, existência mesma? Será posto pra fora da realidade quem não freqüenta o mundo virtual? Vamos devagar com este deslumbre. Pelo andar da carruagem, este computador aí na sua frente não vai passar da invenção da roda ou da descoberta do fogo.
Quem merece um “big boot” é a teoria deste cientista por querer crer na existência de Gates, acima de todas as coisas...

Um comentário:

Anônimo disse...

mas que bosta de site