quinta-feira, 3 de abril de 2008

A BERMUDA DO MOSQUITO



Edmar Oliveira

As autoridades sanitárias da cidade do Rio de Janeiro passaram a recomendar que o traje de moda neste verão seja calça comprida, sapato e meias para homens, mulheres e crianças. A recomendação, estranha para uma cidade que costuma vestir bermudas, shorts, calções, sungas e biquínis nos seus verões, justifica-se pela epidemia de dengue que aflige os cariocas. Segundo esta imprevisível ciência chamada epidemiologia, a ocorrência da doença em maior número em mulheres e crianças acontece pela maior exposição dos pés e pernas ao mosquito transmissor da dengue. É que o mosquito voa baixo e esta região parece ser a mais vulnerável. Muito bem, em Nome da ciência mudem-se os hábitos e os monges.


Na minha modesta opinião de palpiteiro, acho que a moda não vai pegar, a recomendação não será seguida e as autoridades devem pensar em outra estratégia para deter o vôo do mosquito. Alguns costumes levam muito tempo para uma modificação. Na orla, na zona sul, o verão é a estação de mostrar os corpos trabalhados nas academias. E é desta exposição que se faz um verão no Rio. Imaginem todos de sapato, meias, calça comprida. Não é o Rio. Deste ponto de vista seria preferível mudar o nome da cidade primeiro. E o subúrbio carioca? Até nas novelas a indumentária suburbana é exaltada: mulatas de mini blusa, mini short, mini tudo, e rapazes de bermudão abaixo da linha da cintura, mostrando o rego de trás e camisa regata, na maioria das vezes, sem vestir, sobre o ombro. É o outro lado do Rio. Sem eles não há cidade. E não é nada econômico sujar sapatos, meias e calças dos pirralhos, quando possuem, na vala negra das comunidades abandonadas e ocupadas, também, pelo mosquito.



Por outro lado, acho que as autoridades sanitárias foram pegas de calças curtas nesta epidemia que, segundo me informaram, era previsível. Ela só podia ser minimizada com ações conjugadas para diminuir a quantidade de mosquito em circulação. E não é só uma questão da área da saúde. Preservadas as condições atuais, mesmo um número de mata-mosquitos quase igual ao dos mosquitos não me parece solução. Autoridades responsáveis por saneamento, habitação, educação, assistência social, postura urbana, para falarmos de apenas alguns, teriam que empreender ações conjuntas com os profissionais de saúde para melhorar os índices de infestação.


Esta proposta desesperada de vestir as vítimas parece que surgiu porque deixamos os mosquitos de bermudas passeando pela cidade, sem serem incomodados...

Nenhum comentário: