domingo, 4 de outubro de 2015

que horas ela volta?


Que horas ela volta? de Anna Muylaert é uma porrada na nossa formação brasileira, enganosamente cordial. A nossa relação de classe e com o racismo é cordial enquanto o “outro menor” souber o seu lugar. “Mantenha ela da porta da cozinha para o quintal” na fala da patroa para que a empregada mantenha a filha no seu lugar, já que ela estava misturando as coisas e confundido a “cordialidade” com a “libertinagem”, é o resumo do conturbado confronto de classes, interpretado fantasticamente por Regina Casé e Camila Márdila (empregada e sua filha) e a família burguesa paulista vivida por Michel Joelsas, Lourenço Mutarelli e Karine Teles, esta em perfeita performance como a burguesa compreensiva e revelada em toda sua crueldade.

O mais não se precisa dizer do filme. Os meus pares burgueses sempre viveram em casa em que morava uma empregada “tratada como membro da família”: a escravidão passada ante nossos olhos com um disfarce palatável. Discutindo o filme com alguns amigos de classe percebi que eles conseguiram enxergar os outros, nunca eles próprios. Pois eu sofri na pele algumas situações, apesar da minha consciência política avançada. Percebi que estamos presos nos grilhões dessa sociedade podre. Ouvi notícias de que o filme envergonhava brasileiros no exterior. É para envergonhar, de fato!

Mas como disse um amigo, revolucionário era se o filme fosse pirateado, como “Tropa de Elite”, e fosse visto nos lares das classes que fornecem as empregadas domésticas para a nossa hipócrita sociedade. Espero que os cineclubes de comunidades divulguem essa vulgar historieta, que nos dá um murro na boca do estômago e, talvez, façam as empregadas domésticas terem coragem de mergulharem na piscina dos patrões e quebrar o encanto da falsa relação cordial.


Vale ver!

(Edmar Oliveira)






Nenhum comentário: