domingo, 29 de janeiro de 2012

Sinal dos Tempos?

"É uma faculdade de medicina, os estudantes usam isso. Tem que mostrar para o cidadão como as doenças acontecem. Não significa dizer que a Uespi vai adquirir essa quantidade de pênis"
Carlos Alberto Pereira da Silva,  reitor da Uespi






Estamos nos habituando com escândalos, o que não é muito bom. Mas esse agora, no Piauí, me levou ao passado. O escândalo dos “pênis” na UESPI. Um edital licitou uma “ruma” de caralhos de borracha para a Universidade Estadual. São dois mil paus, não em dinheiro, mas em cacetes de borracha. Escândalo que mexe até com os brios machistas da terra. Não vou fazer comentários a este respeito. Fico com o escândalo na Universidade do Piauí, o que já teve em outras.

Mas a nave do Piauinauta entrou numa dobra do tempo rumo ao passado e assentou lá pelos anos 70, na criação da Universidade Federal, por onde fui formado. O Reitor nos deu a oportunidade de usar o tratamento de “Magnífico”, que aprendemos na escola. O primeiro “magnífico” que conheci foi o professor Camilo. O Geraldo Borges já fez o seu perfil aqui no Piauinauta. Bonachão, com seu charuto inseparável, seu bigodão e riso espalhafatoso era respeitado. Falávamos mal dele por flertar com a ditadura, empregar parentes (mas também era um direitista que empregava os comunistas – eu, Durvalino e Paulo José Cunha, trabalhamos num jornal seu). Ladrão não era. Não corria esse boato. E me é inimaginável ele estar num escândalo de ter comprado uma ruma de pênis. Deve estar gargalhando na tumba, vendo esses socialistas enrolados, melhor enrabados, nos paus de uma licitação fraudulenta.

Mesmo no nível médio os diretores eram homens probos. O professor Lisandro, no Liceu, o Padre Adriano no Diocesano, a professora Zélia no Colégio Batista. Nunca se falou que qualquer um deles era ladrão ou tivesse uma conduta “inadequada” aos padrões da época. Criticávamos neles a caretice.

Mas sim, a nave já voltou à sua rota. Não pousa no Piauí tão cedo. Quem tem cu, tem medo, dizíamos em criança. Os reitores e as autoridades daqui não têm. Ou medo ou cu! 
.   
(Edmar Oliveira)

_____________________
ilustração do Gervásio eele diz:
Depois do famoso edital de licitação a UESPI se tornou conhecida por UESPI(CA).

Nenhum comentário: