domingo, 1 de janeiro de 2012

2012

Edmar Oliveira

Esse negócio de calendário é coisa muito esquisita. Os islâmicos estão no ano 1432, porque sua contagem começa quando Maomé fugiu de Meca para Medina. O ano 1 é o ano da fuga. Os hebreus comemoram 5772 anos que se passaram desde que Deus soprou a alma em Adão, iniciando a humanidade, depois da criação do mundo em sete dias. Os chineses comemoraram em fevereiro de 2011 o ano do coelho que termina em 22 de janeiro agora, quando voltamos ao ano do dragão, começando novo ciclo. Se no coelho eles cresceram tanto, imaginem a ferocidade no dragão. Cada ciclo dura doze anos. E há vários ciclos que eles descobriram o motor do crescimento econômico: a política na pior ditadura de esquerda embala a economia com a maior exploração do capitalismo de direita. Ruim com ruim gera o “mais pior” dos mundos que ameaça engolir o planeta.

Mas o planeta girava para os maias em ciclos de 5125 do seu Calendário de Contagem Longa Mesoamericano. Nossos cientistas calcularam que este ciclo maia acaba em 21 ou 23 de dezembro de 2012. O ciclo maia passa de um mundo ao outro, tendo este mundo começado em 11 ou 13 de agosto de 3114 a.C. O que infere começar um outro mundo, acabando o ciclo atual. Daí as previsões catastróficas para 2012.

Certamente vocês estão vendo na Tv as previsões dos adivinhos para este ano, como em todos os outros. São tantas previsões que algumas acontecem. Acho que a gente envelhece por milagres. Eu já vi a santa chorar no Fantástico umas três ou quatro vezes. Começa com lágrimas de sangue que alguém viu. Depois a romaria. Por fim a explicação lógica para o acontecimento. E a santa é esquecida na sua insignificância, que o povo quer é milagre.

Mas 2012 promete. Já teve até filme sobre o fim do mundo com o Cristo Redentor engolido pela catástrofe. Outra vez anunciam o fim do mundo. Já aconteceu outras vezes. Quando eu era menino alguém leu o que não estava escrito na Bíblia: “Em 2000 não chegarás”, numa tradução errática do sermão da montanha. Como não tinha amplificação de som no nosso ano 1, Jesus falava frases curtas e a multidão repetia em ondas para que chegasse a todos os fiéis. É possível que alguém tenha entendido mal acerca do mundo acabar em 2000 quando a frase chegou via oral nos confins do sertão. Escreveram num cordel, mas não estava escrito na Bíblia, que nós (os católicos) éramos proibidos de ler. Eu tinha uma tia protestante e li o sermão não tendo encontrado a profecia. Fiquei mais descansado, não sei os meus colegas de catecismo. Depois vi que esta e outras eram profecias de Nostradamus, que de tanto errar ficou fora de moda.

Agora foram os maias que pararam o tempo em 2012. E os falsos profetas nos ameaçando com o apocalipse. Na minha santa e inocente ignorância acho que os maias nos mandaram um recado: até o fim deste ciclo nós legamos o calendário em que vocês fizeram diversas matanças, inclusive a nossa. Comecem outro ciclo com mais harmonia.

O problema é que para os maias e outros povos dominados, na ganância do colonizador, o mundo já acabou faz é tempo...    

2 comentários:

Ana Cecília disse...

Boa leitura para o tal 1º dia do novo ano...
bj
Ana

CHIICO MIGUEL disse...

Caro Edmar,
Gostei do seu artigo, mas falta muita coisa. Por exemplo, porque o ano cristão, que é o nosso, começa em 1º de janeiro, quando devia começar em 25 dezembro, dia do suposto nascimento de Jesus Cristo? Ninguém sabe qual o dia que Jesus nasceu e, por alguma vantagem, mudou o calendário para 1º de Janeiro. Enfim, das maiores confusões calendáricas que já se me apareceu.
No entanto,o enfoque em cima da civilização é grandemente ilustrativo. Parabéns. Que 2012 lhe se já bastante proveitoso, com saúde, paz e boa realizações.
atenciosamente
chico miguel