domingo, 22 de maio de 2011

Maranhão 66

Filme de sete minutos sobre a posse de José Sarney como governador do Maranhão em 1966. Direção de Glauber Rocha. Absolutamente fantástico! Financiado pelo governo. Glauber já tinha feito Deus e o Diabo e faria logo depois Terra em Transe. Alguma dúvida de que o falastrão José Sarney, então com 35 anos, inspirou a Glauber o personagem de José Lewgoy em Terra em Transe? E, por cima, a premonição de que Sarney perpetuaria a miséria. Assistam ao filme:







Um comentário:

João de Deus NETTO disse...

Edição primorosa desta folha virtual. Parce o Brasil nos tempos do Oto Lara Resende, Carlos Eduardo Novaes (humor que os Globos detonaram, Castelinho, Villas-Boas, Alceu do Amoroso Lima...
Eu nuca pensei que um dia iria gostar de ler sobre culinária quando me deparei nos anos 70 com um tal de Apicius (Roberto Marinho de Azevedo Neto) aos domingos no JB. Era literatura pura; de humor refinadíssimo. E foi no saudoso JB que eu conheci a "patetocracia" do colossal Carlinhos de Oliveira.
Edmar, eu era assinante e levantava cedo e já começava a ler nos bancos do Largo do Machado, Largo da Glória; aos sábados e domingos, quando não dava praia, ia lá pra frente da igrejinha da Glória, nas alturas do Outeiro, até o relógio biológico alertar que "agora já dá pra tomar uma!".
O Globo atacava com o execrável Gustavo Corsão.