domingo, 27 de março de 2011

Persona do Person

Aderval Borges

Outro dia vi o documentário Person, de Marina Person, sobre o pai – Luiz Carlos Person – figurinha elétrica que, em menos de dez anos, dirigiu seis filmes – dentre os quais Cassy Jones - O Magnífico Sedutor, São Paulo SA e O Caso dos Irmãos Naves –, idealizou e dirigiu o programa Jovem Guarda na TV, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo e Wanderlea, montou uma agência de publicidade (que fechou no auge por se encher da propaganda) e dirigiu o importante musical El Gran Coca-cola.



Person abriu a cabeça de Gláuber sobre José Mojica Marins. Gláuber, como a maioria dos cineastas do Rio, tinha desprezo pelo artesão do terror paulista. Depois dos papos com Person, o baiano também se tornou fã de carteirinha do Zé do Caixão e passou a defendê-lo.


Embora paulistano, Person era fissurado pelas chanchadas cariocas. Trabalhou com vários atores da antiga chanchada, dentre os quais Grande Otelo e Jofre Soares. Três dos seus filmes de humor – Cassy Jones, Um Marido Barra Limpa e o faroeste farsesco Panca de Valente – são chanchadas.


O cara tinha adoração pelo palco. Apesar do reconhecimento – inclusive internacional – dos longas São Paulo SA e O Caso dos irmãos Naves, acabou deixando a tela pelo teatro. Em El Gran Coca-cola – também inspirado nas chanchadas – reuniu a nata dos atores-cantores de Rio e São Paulo. Era uma superprodução, inclusive pros moldes atuais.


Estava há meses em cartaz em Sampa e logo iria pro Rio. Adorava o mar e tinha uma casa em Ubatuba. Nas últimas apresentações aos domingos, partia pro litoral em seu fusca, já de madrugada, pela perigosa Rodovia Tamoios. Numa dessas idas, não voltou mais.


Morreu aos 33 anos. Tinha personalidade explosiva e irreverente, muito parecida com a de Gláuber, com quem mais se dava na turma do cinema novo. Era briguento, intuitivo e movido por ansioso e angustiado impulso por realizar coisas. Amigos entrevistados, dentre os quais Jean Claude Bernadet, contam que ele dizia que sabia que não iria durar muito, por isso precisava produzir o que fosse possível enquanto tinha tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

desculpe, é Luiz Carlos Person ou seria Luiz Sérgio Person?