domingo, 13 de março de 2011

CINEMA: Butch Cassid and Sundance Kid.





































Gervásio Castro

Paul Leonard Newman nasceu em Shaker Heights, em 26 de janeiro de 1925. Filho de um  bem sucedido comerciante  de  artigos  esportivos    frequentou  boas  escolas de artes como o Kenyon College, a Yale Drama Schoole e o renomado Actors Studio, em Nova Yorque. Atuou na Broadway e seu primeiro trabalho já lhe rendeu um contrato com a Warner Bros.
 Em  1954,  depois  que  viu seu filme de estréia,  The Silver  Chalice,  decidiu  que  seria  o último. Considerou sua performance uma porcaria e chegou a publicar anúncio de página inteira, num jornal, pedindo desculpas a quem havia assistido à fita. Mas a turma do “deixa disso” entrou em ação e ele resolveu tentar outra vez em 1956. Fez o papel do boxeador Rocky Graziano no filme “Marcado pela Sarjeta” e sua atuação foi aclamada pela crítica. A carreira detonou.
 Era defensor das causas políticas liberais nos EUA. Nos anos 60, esteve bastante envolvido  na campanha de candidatos democratas à presidência. Em 1968 estrelou diversos comerciais de televisão a favor de Eugene McCarthy, mas quem acabou sendo eleito foi Richard “Watergate” Nixon que o colocou em 19° lugar numa lista de seus piores inimigos. Newman não perdeu o rebolado e declarou ser este fato uma das maiores honras de sua vida.
 Na década de 90 passou a filmar menos, se dedicando mais à sua fábrica de molhos e condimentos, Newman's Own, com a qual ganhou mais dinheiro que no cinema. Mas quase todo o lucro foi destinado à caridade e à sua equipe de corridas na Fórmula Indy, a Newman-Haas Racing. O fato de ser daltônico não o impediu de se destacar como piloto amador de 1970 a 1990, correndo em carros esporte nos EUA e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo  lugar nas 24 Horas de Le Mans. Aos setenta anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, fazendo parte da equipe do carro que faturou as 24 Horas de Daytona de 1995.
Newman fez 56 filmes, entre os quais “Bucth Cassidy and Sundance Kid” que conta a história de dois amigos inseparáveis: Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) e Sundance, assaltantes de trens e bancos nos  Estados Unidos que, caçados por todo país resolvem fugir para a Bolívia. Etta, namorada de Kid segue com eles. Mas a vida dos três na América do Sul não seria nada mais tranquila. Passe na locadora ou compre o DVD e confira.
Warren Beatty recusou o papel de Sandance Kid que depois foi aceito por Steve McQueen. Mas surgiu um problema: eram duas estrelas no auge de suas carreiras. Qual o nome que apareceria primeiro nos créditos? Felizmente alguém teve a brilhante idéia  de que os nomes dos dois aparecessem antes do título do filme, o que daria uma idéia de igualdade. Newman concordou, mas o “cabreiro” McQueen achou que se tratava de uma “armação” desistiu do trabalho. Convidaram, então, Robert Redford que topou a parada.
O diretor Roger Roy Hill havia escalado Paul Newman como Sundance Kid e Robert Redford como Butch Cassidy, mas Redford sugeriu que ele e Newman trocassem os personagens. Já havia rolado tanta confusão que a sugestão foi aceita de cara. E finalmente começaram as filmagens daquele que seria um mega sucesso de crítica e bilheteria mundial.
Naquela época Mr. Redford já pensava em ser diretor e resolveu dar um pitaco: não gostou da cena em que Newman experimenta uma bicicleta e sugeriu que fosse cortada. Dessa vez ninguém aceitou sua sugestão e a cena acabou se tornando uma das mais famosas do cinema.
Paul foi casado com Jackie Newman de 1949 a 1958, quando a trocou por Joanne Woodward com que viveu até 26 de setembro de 2008, data de seu falecimento.

Nenhum comentário: