domingo, 12 de setembro de 2010

A CLASSE MÉDIA VAI AO PARAÍSO, ou A BURGUESIA FEDE, MAS TEM DINHEIRO PRA COMPRAR PERFUME!



1000TON

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Não é mole não.Vem aí um imenso exército de consumidores em potencial. Segundo dados oficiais são mais de 20 milhões de pessoas que ascenderam à classe média. Não é pouca coisa, não. É gente pra dedéu!

Consumidores em potencial. Sim, porque essas pessoas não são tratadas como cidadãos pelo Imperador Mercado. Cobiçados sifrões humanos, assim são considerados aqueles beneficiados com os programas de transferência de renda, promovidos pelo atual governo.


As empresas de marketing e publicidade, na onda dos ventos globalizantes, que por aqui sopram, estão em polvorosa. Em ritmo frenético, publicitários e marqueteiros estão a sair em campo com campanhas fresquinhas, do tipo como-arrancar-dinheiro-dessa-incauta-gentalha?


Lançamentos irresistíveis esperam por vocês:

Usando o bonezinho que espirra pimenta, os garotos se sentirão mais protegidos se um pivete desses “quiser roubar o meu tênis maneirão” e as garotas poderão se defender “daqueles taradões, que ficam se sarrando na gente dentro do ônibus cheio”.


Ruídos escatológicos não incomodarão mais quem estiver do lado de fora dos sanitários. Chegou o vaso sanitário musical. Leva, inteiramente grátis, um protetor nasal, vem com diversas fragrâncias, contra flatulências alheias em lugares fechados ou lotadões.


Você precisa adquirir logo este aparelhinho que dá choques, não letais, para usar num filho da mãe que tentar avançar naquela última peça, olhando pra mim, naquela prateleira, lá do canto da loja, ainda mais no último dia da promoção.

Curtam essa promoção imperdível:

Motel Açussena (no letreiro está escrito assim mesmo)

Suites a R$ 17,99, por 40 minutos.

Sinta-se fazendo amor em plena natureza!

Aqui pra nós: aquilo não é bem uma suíte, não. Na verdade é uma “banheirite” , ou seja, um: banheiro um pouquinho maior, com uma cama retrátil, que sai da parede.O chão é revestido com um tapete de grama artificial e nos cantos estão fincadas flores de plástico. A iluminação tem cores alaranjadas e arroxeadas.


Gente, sabia que faz um sucesso danado! Também, num cenário maravilhoso desse, umas bimbadas por R$ 17,99, o que é que tu queria mais?


No rumo inverso, uma outra classe média, a tradicional, já não está consumindo tanto e consegue, mais ou menos, se manter, a duras penas. Já abandonou, faz tempo, a preferência por marcas. Ah! Vou experimentar este aqui, diz a dona de casa meio envergonhada, para justificar o interesse pelo biscoito mais caidinho e mais baratinho, tirado agora da prateleira do supermercado.

Os preços, tão atrativos para as duas classes médias, passam a criar várias situações incômodas, vividas pelos burgueses tradicionais, mas que horror!

Nas Casas Bahia a madame ia comprar o frízer, em promoção, catado no encarte do Globo dominical, quando se depara com sua antiga faxineira, admirando uma máquina de lavar, dessas poderosas de 6 litros, quase comprando. Rapidamente disfarça, sai da loja, meio trôpega, só volta quando a serviçal vai embora, e, ai meu Deus, só agora que eu vi, com uma bolsa igualzinha á minha!...

Um distinto Senhor toma um susto ao fazer suas compras numa loja de roupas masculinas, esconde-se atrás de uma estante e fica espionando o seu motorista, em dia de folga, ser atendido por um vendedor, na seção de ternos. Engole seco, coração palpitante, toma certa distância dali. Mais aliviado, fica admirando, distraído, umas abotoaduras tão chiques e tão baratinhas e não percebe que... Doutor! O senhor por aqui?

Um advogado interrompe um animado papo. regado a chope geladinho, na mesa de uma churrascaria rodízio. Cutuca, inconformado, um colega seu, apontando, não tão discretamente, para uma mesa próxima: Vem cá, aquele carequinha ali não era o faxineiro lá da faculdade?

Tem outra coisa muito curiosa. Com o surgimento desses “emergentes”, algumas figuras notáveis vão padecer no ostracismo. Outras, subirão no ranking dos preferidos.







Os abalos sofridos pela nova pirâmide social podem bem ser traduzidos por dois perturbadores comentários, vindos de dois extremos geográficos do Brasil.


Um representante da classe média paulistana está revoltado:

“Esse analfabeto do Lula è um despreparado, um ser desprezível, como pôde ter a petulância de ser o Presidente do Brasil?”


Uma representante da classe média nordestina, com saudade dos coronéis, declara:



“Eu já votei no Lula, sim, não nego. Eu me preocupo muito com o social. Mas desta vez eu vou votar é no Serra, viu? Com ele não vai acontecer essa mistura! Cada um saberá o seu lugar... “









Um comentário:

Netto de Deus disse...

Grande 1000Ton, quanta heresia, o discreto charme da burguesia, quem diria, foi detonado pelos emergentes das "Cás" Bahia!!!
Vou parar, esse troço tá fedendo a paródia de casseta.