domingo, 4 de julho de 2010

OBESIDADE E DESNUTRIÇÃO

Edmar Oliveira
.

A lógica alimentar de nossos tempos atende à demanda das grandes corporações econômicas de produtos alimentícios e não as reais necessidades nutricionais dos habitantes do planeta. Como mercadoria os alimentos atendem a uma demanda alem das necessidades de consumidores atingidos pela propaganda, que comem muito mais que o necessário, enquanto os excluídos passam fome e são atingidos pela desnutrição endêmica.

.

Os incluídos, por outro lado, são vítimas do próprio consumo desnecessário gerando uma obesidade também endêmica. A humanidade vive a “síndrome do gordo e o magro”, consequência da distribuição desigual dos alimentos. Os povos desenvolvidos são vítimas da obesidade, os subdesenvolvidos sofrem de desnutrição. E o pior, a medida do desenvolvimento é dada pelo índice de obesos como problema de saúde. E os programas de prevenção estimulam os exercícios para a perda de calorias, a ingesta de alimentos saudáveis (mais caros e roubados de todas as calorias que vão para outros produtos comerciais. Por exemplo, a gordura do leite desnatado vai para a manteiga, o queijo, que você, sendo um consumidor incluído, vai comer do mesmo jeito, gastando mais e consumindo o desnecessário). Não se fazem programas preventivos apenas sugerindo que se coma o necessário, deixando o excesso ao alcance de quem não pode consumir.

.

Mercadorias são para a venda. As bananas e papaias de onde moram os desnutridos são proibidos de amadurecerem quimicamente e são viajados para o apetite dos consumidores lá do outro lado do mundo. Já repararam que são bonitos e não têm gosto da fruta real? Mangas enormes, pela força da genética, não têm o sabor apetitoso da manguita do fundo do quintal da minha infância.

.

Os sucrilhos de milho do café da manhã não se parecem em nada ao saboroso cuscuz de milho das manhãs nordestinas. O cuscuz era a necessidade saborosa. O sucrilho, atolado no açúcar para colocar um sabor onde já não tem no milho velho e processado e encarecido com vitaminas e sais minerais que custam mais, o desnecessário que engorda. A falta do cuzcuz, por conta do sucrilho, a desnutrição...

Nenhum comentário: