quinta-feira, 30 de julho de 2009

O homem e o menino

Geraldo Borges





O homem caminhava por uma calçada de uma cidade grande, iluminada, cheia de vitrinas. E de sombras. Era uma noite de frio. Estava sem agasalho, sem luvas, sem chapéu, exposto ao inverno. Tremia.



De repente virou o rosto para o lado da rua e viu um carro vermelho estacionado, sem ninguém dentro, no meio de tantos outros carros de várias cores. Aproximou-se dele e enxergou pela janela, em cima do banco da trás, um agasalho. Por que aquele objeto estava ali se não tinha ninguém dentro do carro. Nesse caso estaria sobrando. Olhou para um lado e outro. Luz e sombra. Pessoas apressadas dirigiam-se para suas casas, corriam para pegar ônibus. Vitrines piscando os preços das mercadorias. O agasalho piscou.



O homem de repente ouviu uma voz dentro dele. Pega uma pedra, um tijolo e quebra a vidraça da janela do carro, apanha o agasalho, teu corpo está precisando dele. Não fica tremendo deste jeito. Seja homem.



O homem vacilou. Deu um passo em frente. A voz insistiu. Deixa de covardia, homem de Deus. Olha aí um tijolo. O homem olhou e viu um tijolo, uma pedra de bom tamanho. Curvou-se e agarrou-a com firmeza. E com força quebrou a vidraça da janela do carro e a luz se fez. Pegou o agasalho. E com um gesto calmo, sem culpa, cobriu-se. Ninguém viu. Eu vi. Mas não disse nada. Eu estava sonhando. Ele também me viu e pensou em correr.. Ouviu sua voz dizer, não corra. Continue calmo como se não tivesse culpa de nada.



Lá na frente ao dobrar a esquina viu um menino de rua, maltrapilho, deitado, tiritando em cima de velhos jornais. Nesse momento o homem ouviu a sirene da Policia. Longe. Mas não se abalou Na cidade toda hora a sereia da Policia dispara. Olhou de novo para o menino e viu seus olhos verdes, como os dele e não se conteve. Tirou o casaco de lá e o cobriu com todo o cuidado e desvelo. O som da Policia cresceu em seus ouvidos, Ele pensou em correr. A voz disse, não corra. O que aconteceu já aconteceu. Uma sirena passou em minha rua e eu acordei.

Nenhum comentário: