domingo, 10 de julho de 2016

SALVE RAINHA



O cara do carrão para fazer um estrago desses num fusca, na madrugada de um centro urbano e com cruzamentos de 100 em 100 metros, devia dirigir (??) numa velocidade absurda. Isso aconteceu (e acontece de vez em quando com o mesmo desfecho) em Teresina. Dessa vez as vítimas (duas fatais e outra entre a vida é a morte) são três artistas do Movimento Cultural conhecido como Salve Rainha. As vítimas saiam do trabalho de madrugada. O assassino, como os de todos os outros crimes desse tipo em Teresina, filho de papai correndo irresponsavelmente com seu brinquedo de mais de cem mil e embriagado. O papai do jovem homicida pagou a fiança de sete mil do seu filhote e certamente lhe dará outro carrão de presente. Tô falando deste caso sem conhecer as vítimas nem o assassino. Mas conheço outros casos iguais com nomes e sobrenomes dos envolvidos. E vos garanto que o assassino é sempre de uma família da elite podre da minha ex-cidade, e ficará impune proporcionando a multiplicação desses casos absurdos.
Desculpem, mas este acidente me lembrou de outros acontecidos nessa Teresina e não pude conter a minha indignação. 

(Edmar)

***

Republico, via Facebook de Durvalino Couto, o texto de Paulo Couto sobre o acidente a que me referi acima. O texto produz de forma simples uma síntese do trágico acontecimento:

"Nossa terra é tão pobre de cultura. Seus habitantes são tão carentes de cultura. Aí vem esses jovens iluminados, criam esse movimento de arte e cultura com o doce nome de "Salve Rainha" e uma luz surge no fim do túnel da ignorância, para iluminar a cidade tão necessitada e tão escura do saber.
Movimento lindo, alegre e rico de inteligência e beleza. Meninos simples, mas de uma grandeza imensa, tão grande que não cabiam nessa terra de valores tão tortos.
Domingo a noite, três deles vinham em um fusca, indo talvez para casa, quando, em um cruzamento, um ser fruto desses valores tortos, que acabei de citar, em um carro de luxo avança o semáforo em alta velocidade e colhe e arrasta o pobre fusca (com três riquezas humanas dentro) por muitos e muitos metros. Resultado - um morre de imediato. Os outros dois são hospitalizados em estado grave. Agora, acabo de ficar sabendo que um dos dois, justamente o irmão do que morreu, teve morte encefálica.
Que tristeza meu Deus...
O jovem que causou o acidente, estava bêbado, foi preso, mas "papai" pagou uma fiança de sete mil reais e ele já está em casa. Afinal ele é fruto dessa sociedade emergente, endinheirada, ignorante e acha que pode tudo. Na certa além de dirigir alcoolizado, devia vir com o som, do carro, na maior altura tocando alguma música brega e ignorante. Não quero julga-lo, nem condena-lo. Ele também é um menino, só que do outro lado. Do lado da escuridão da ignorância endinheirada, tão comum, hoje, nesse Brasil onde um bandido rouba aposentados, é preso mas o STF manda solta-lo. Não foi preciso nem fiança para isso.
E esses meninos vitimados, tão ricos de espírito, passam pelo constrangimento de terem seu fusquinha destruído pela sanha da estupidez e dois deles ainda perdem a vida.
Coisas da vida, que estão longe do entendimento dos sensatos.
Nos resta a esperança da continuidade do "Salve Rainha" (oh nome lindo!!!) através de seus seguidores.
Aos meninos que se foram, meu pranto e a minha certeza de que, a esta hora, a Rainha Mãe de Deus os está acalentando em seus braços. À família o meu abraço...
'SALVE RAINHA MÃE DE MISERICÓRDIA. VIDA DOÇURA ESPERANÇA NOSSA SALVE...'"

(Paulo Couto) 




Nenhum comentário: