domingo, 15 de novembro de 2015

Resistência cultural na fé


O México é o país de mais católicos, proporcionalmente. Nossa Senhora de Guadalupe a santa de devoção nacional. Aqui parece que o colonizador venceu. Mas só parece.

Em 1531 o índio Juan Diego ia para sua aula de catecismo, no esforço doutrinador do colonizador. No meio do caminho ouviu uma voz que lhe chamava e Nossa Senhora lhe apareceu dizendo que Juanito era o melhor dos seus filhos e que fosse ao bispo pedir que erguesse uma igreja para ela naquela colina da aparição. O bispo não acreditou e pediu um sinal dos céus que provasse a aparição.

Juanito deixou o bispo e foi se queixar à santa. Esta lhe deu um manto com rosas de Castela (Espanha) que não existia no México. Juanito pegou o manto com as rosas e foi levar a prova ao bispo. Quando despejou as rosas – que já seriam o sinal exigido – o manto mostrava a imagem da santa que hoje está na catedral de Nossa Senhora de Guadalupe.

A imagem tem sinais de sincretismo com os antepassados astecas como se pode perceber:

1.      O cabelo partido da santa é um sinal asteca de que a moça é virgem. Porém o cinto preto de pano com um nó à frente era usado pelas mulheres astecas que estavam grávidas. Portanto a gravidez da Virgem Maria é asteca.

2.      A virgem pisa no meio da lua. A palavra México na língua asteca significa “no meio da lua”.

3.      A flor de quatro pétalas no manto é a representação do deus máximo na cultura nauhati e significa a plenitude, o centro do espaço e do tempo.

4.      As asas do anjo, aos pés da imagem, são de águia – pássaro com significado mágico na cultura asteca.

5.      A Virgem está rodeada de raios do Sol – a suprema divindade da cultura asteca.

6.      As estrelas do manto mostram o solstício de inverno – tempo da aparição e de extrema importância no calendário asteca.

O colonizador pode achar que estes são signos astecas submetidos à fé cristã. Aqui com meus botões acho que Diego resistiu culturalmente e a maior santa católica carrega a religiosidade do seu povo e a fé nos seus deuses.


O papa João Paulo canonizou Juan Diego. Os astecas fizeram um deus na religião do dominador. Isso é ou não é resistência cultural?



PS - Numa visita ao México é prioritária uma ida ao santuário de Guadalupe. A antiga igreja (século XIV), que afunda na aterrada lagoa, onde hoje é a cidade do México, contrasta com a moderna catedral - imponente e grandiosa obra do genial arquiteto Pedro Ramiro Vasquez, construída em 1974.

Guadalupe: a moderna e a antiga






  

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