domingo, 16 de fevereiro de 2014

Crônica ficção e profecia



(Geraldo Borges)


               “ Um estrondo abala a terra
               A última bomba?
               Ainda não
               A explosão  demográfica ”           
   Cora Coralina,.

Não sou nenhum arauto ou pitonisa. Porém, o que me levou a escrever esta crônica, foi uma profecia. Ainda bem, que, toda profecia que se preza, termina não acontecendo. Por exemplo, o Apocalipse; até agora nada. Essa, a da minha crônica, será se vai acontecer? Ou ficará tudo no plano da ficção, como motivo para um grande romance histórico, uma nova epopeia. Uma grande jornada imigratória, demográfica...  Mas vamos ao fato.
Acreditem quem quiser, ou verifique. Está boiando na internet uma ambígua profecia. Mais ou menos nesses termos: se os donatários do mundo não conseguirem organizar o caos, colocar cosmético no coração dos seus semelhantes, inaugurar a paz, desarmarem as bombas, os mísseis, acabar com o conflito entre Oriente e Ocidente, vai acontecer uma Terceira Guerra de conseqüências nunca imaginadas, por exemplo, “trágicos resultados para as zonas costeiras, devido à elevação dos mares; e,nesse caso, as cinzas vulcânicas associadas as irradiações solares nefastas acabariam por tornar totalmente inabitável todo o Hemisfério Norte de nosso globo terrestre. Algumas pistas desses fenômenos já estão se desenvolvendo.Ou é apenas um prefácio de um romance de época?
E o que vai acontecer? Uma imigração em massa, de muitos povos. Isso já aconteceu na história. Não propriamente uma imigração. Mas, uma invasão a “mano militare.” A ONU acabaria por decidir a invasão das nações do Hemisfério Sul, incluindo aí obviamente o Brasil e o restante da América do Sul, a Austrália e o Sul da África a fim de que essas nações fossem ocupadas militarmente e divididas entre os sobreviventes do holocausto  do Hemisfério Norte.”
No que se refere ao Brasil o texto da profecia diz, entre outras coisas, que, “somente uma quarta parte de nosso território permanecerá conosco, soberano, apenas os Estados do Sudeste somados a Goiás e ao Distrito Federal.”
Tomara que tudo isso seja apenas ficção. Mas, pelo andar da carruagem, faz sentido. O diabo é que a ficção é irmã siamesa da história, toda mundo sabe que a lenda vira história e a história vira lenda. E Moisés saiu do Egito para a Terra Prometida, pelo menos está na lenda e na história. E o Ocidente acredita. Ou faz de conta que acredita?

Bom. O que terminei de escrever é uma crônica de ficção baseada em um texto profético psicografado pelo médium Chico Xavier. Um mineiro, tão enigmático, como uma esfinge. Vejamos o que ele diz através do  espírito de  Emmanuel. (...) “as profecias são reveladas aos homens para não serem compridas. São, na realidade, um grande aviso espiritual para que nos melhoremos e afastemos de nós a hipótese  do pior caminho.” Assim seja. E paz na terra aos homens de boa vontade.
______________
desenho: Gabriel Archanjo

Nenhum comentário: