domingo, 7 de julho de 2013

Tá bonito prá chover!




(Edmar Oliveira)


 
Foi com satisfação dividida que ouvi meus conterrâneos louvando a chuva que chegou fora de época, agora, em Teresina. Nas redes sociais os piauienses cantavam o cheiro da terra molhada, a diminuição da inclemência solar do equador, e deixar o corpo banhar-se nas bicas dos telhados fartos. Houve mesmo quem gostou de ter goteiras em casa com um telhado feito mais pra proteger do sol do que da chuva. Aliás, chamamos o guarda-chuva de guarda-sol pela melhor utilidade da indumentária.
Banhar é um verbo só conjugado na nossa terra. Ninguém lá diz “vou tomar banho”, mas um delicioso “vou me banhar”.  Na chuva então fica mais gostoso. “O menino banhou?”, conjugamos o verbo na pergunta e eu pergunto quem não foi pra chuva banhar de alegria quando foi criança?
O carioca não gosta de dias nublado, reconheceu a cantora gaúcha. Quando aqui cheguei não entendi quando o rádio ou a tv dizia que ia ter tempo bom e eu saia num sol de rachar que, tirante a brisa do mar,  torna o verão carioca muito igual a quentura do meio dia do sertão. Pra mim o tempo bom deles era aquele calor de amolecer o juízo, que cansei de experimentar na terra filha do sol do equador. O meu tempo bom sempre foi chuvoso.
Um amigo meu disse que só conseguiu pensar mais devagar quando saiu do sertão pro litoral. Diz ele que só conseguiu elaborar um raciocínio mais complexo quando o sol deixou de amolecer seu juízo. Tirando o exagero, faz algum sentido. Como aquele personagem de um romance do Camus que comete um assassinato porque estava fazendo muito calor no norte da África. Camus, sim, exagera. Se seu personagem fosse colocado no sertão seria tomado de uma fúria homicida bem maior, pensando eu aqui que o escritor nunca imaginou o calor do Piauí.
Mas devido às mudanças climáticas tá chovendo em julho no Piauí, coisa de acontecimento extraordinário e de justas comemorações. E aí dá saudade. Euclides da Cunha, nos Sertões, quando comenta o clima do nordeste diz que ele faz o homem ir embora e voltar, diferente de outros nômades da terra. É que no sertão o cinza se faz na inclemência do sol e falta de chuva fazendo o sertanejo arribar. Mas é só cair as primeiras chuvas que o verde volta e quem foi embora também volta.
E não é à toa que quando as nuvens cobrem o sol carregadas de água a gente diz: tá bonito pra chover!
____________
foto: futebol na chuva e no sol, no Piauí

5 comentários:

João de Deus "Netto" disse...

O espetáculo não pode parar...

norma soely guimaraes disse...

Só sabe interpretar o "tempo bom" nosso, quem vive por muito tempo aqui em Teresina. Estive em Rio do Sul, Santa Catarina, onde o sol quase não sai e, diante de um sol de meio dia equivalente ao nosso sol de 7 da manhã vi o pessoal reclamando do calor. Não me contive e falei: "gente, vocês não sabem o que é e não gostam do sol! Na minha terra faz quarenta graus á sombra e eu adoro o sol!

norma soely guimaraes disse...

Só sabe interpretar o "tempo bom" nosso, quem vive por muito tempo aqui em Teresina. Estive em Rio do Sul, Santa Catarina, onde o sol quase não sai e, diante de um sol de meio dia equivalente ao nosso sol de 7 da manhã vi o pessoal reclamando do calor. Não me contive e falei: "gente, vocês não sabem o que é e não gostam do sol! Na minha terra faz quarenta graus á sombra e eu adoro o sol!

elena disse...

Eu não gosto de sentir calor. Seja no sol ou na sombra. Me lembro do calor do sertão como algo quase sólido. Me lembro de ter um cabelo compriiido que ia até a cintura. E um dia em Patos, na Paraíba, saí de casa com ele molhadinho, só foi o tempo de atravessar a rua e entrei na igreja de Santo Antônio...com a cabeleira já sequinha. Mas fui expulsa...Frei Damião não deixava entrar de blusa sem manga... Saudade danada do nordeste!!!

CAMILO LEÃO disse...

Edmar, conheci seu blog atraves de Sergival, que levei em casa num bate papo maravilhoso em meu taxi. Agora aqui em casa com minha mãe e irmã, me emocionei lendo suas palavras narrando e trazendo de volta sensacões que só puderam ser vividas lá. Tá bonito pra chover !!!!