domingo, 5 de dezembro de 2010

Clichês


1000TON


Casablanca, de Michael Curtiz: simplesmnte genial ! 2ª Guerra - todos os clichês possíveis e imagináveis estão nessa fita – charme, dor-de-cotovelo, fossa, arroubos de paixões e de nacionalismo, o vilão aproveitador da situação, desempenhos magistrais dos atores. Até o Douglas DC-3 contracena maravilhosamente com os dois protagonistas Bogart e Bergman. Aliás esse aviãozinho é considerado uma das máquinas mais perfeitas já inventadas pelo homem (foi criado em 1941 e o nosso glorioso Correio Aéreo Brasileiro utilizou essas aeronaves até os 70’).

E não é que o nosso Molusco Presidente também ficou bem numa outra fita? “O cara” simplesmente promoveu a “desfederalização”, pelo avesso, dos Estados Unidos do Brasil !

Eu explico:

A súcia da elite paulistana, incluindo os tucanos, que pensam o Brasil a partir de Higienópolis, reúne-se todos os dias da semana em torno do seu tea party das 5 da tarde. Há decênios, desde a revolução de 32, pretendem fazer de São Paulo um Estado só para os paulistas de nobre linhagem, varrendo pobres e nordestinos do mapa ou afogando-os, conforme sugere a nossa bonitinha-mas-ordinária-nazistinha-estudante-de-direito Mayara Petruso.

Bem distante dali, os catinguentos paus-de-arara receberam, no Governo Lulamolusco, bem sucedidos programas sociais e projetos de desenvolvimento para o Nordeste. É inegável, fizeram tanto sucesso que hoje podemos constatar:

NÃO FOI SÃO PAULO QUE SE SEPAROU DO NORDESTE E, SIM, O NORDESTE É QUE SE SEPAROU DE SÃO PAULO ! Tá inteindêindo, ô meu? Hoje são os paulistas que estão precisando dos nordestinos e não o contrário! Ainda por cima são mal agradecidos, porque a migração de cabeças-chata para poluir a paulicéia desvairada diminuiu consideravelmente.

Que o digam as madames paulistanas, aquelas que na sala de espera dos consultórios médicos só lêem “Caras” e rasgam as folhas de “Contigo” para ler em casa, porque têm vergonha de comprar na banca. Esse analfabeto operário deixou-as sem mão-de-obra barata para pilotar as suas Dellano-cozinhas com seus Brastemp-fogões, além das Electrolux- máquinas-de-lavar e Celite-tanques de roupa...

Evidentemente ainda falta muita coisa para ser feita, lógico. Falta, por exemplo, a inclusão do Maranhão, o estado mais pobre do país, Sinecura do Clã dos Sarney, essa SARNA que se abriga no poder desde a ditadura militar, passando anteriormente pelos governos Collor, Itamar e FHC.

Ô xente! Os nossos irmãos nordestinos, depois dessa boa sacudida na nossa tupiniquim pirâmide social, agora incluídos como cidadãos brasileiros, estão ficando tão arretadamente satisfeitos que já estão querendo imitar o chá das 5 dos Higienopaulistanos, os paulistanos higênicamente limpos e puros, os dignos e legítimos representantes da raça braZileira.

Estão até pensando em programar, todas as tardes, um ”Macaxeira Assada com Cajuína. Só que este convescote será programado para ter início lá paras 6 e meia ou 7 da noite. Sim porque os nordestinos dão um duro danado, só estão largando o pesado às 5 ou 6 horas da tarde e até chegarem em casa leva um tempinho, né?

Fiquei sabendo que no happy-hour do nordeste pode ir quem quiser, o evento não é, absolutamente, excludente. O objetivo principal é a confraternização entre todas as raças, todos os irmãos, vindos de todos os cantos desse Brasilzão. A Vila (Euclides) não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz samba também (e xote, xaxado, baião, côco, etc).

Como prova disso até o provecto Jabour foi convidado, mas não apareceu...Preferiu participar, como de costume, do encontro dos barões de sangue azul-tietê, todos muito elegantes e cheirosos, cujo principal e ilustre convidado é o filósofo das profundezas abissais, o FHC, desde priscas eras, seu guru e provedor de esperma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo bom, tudo bem, 1000TON, mas era Correio Aéreo Nacional, CAN, e não Brasileiro. Mas nada que empane o brilho da crônica.
Luiz Carlos