domingo, 18 de maio de 2014

Luíz Horácio


 

A Editora InVerso promove o lançamento de Doralina, livro de Luíz Horácio, dia 19 de maio, na Livraria Cultura, em Porto Alegre.

 

A Editora InVerso lança, no 19 de maio de 2014, às 19h, o quarto livro de Luíz Horácio, Doralina – Uma tardia declaração de amor. O evento será realizado na Livraria Cultura, no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre.

Esse evento faz parte das comemorações do 10° aniversário da Editora InVerso.

 

Doralina. Uma tardia declaração de amor

Não é um romance, não é um conto, não é uma crônica, tampouco se parece com poesia. Doralina é uma declaração de amor de um filho à sua mãe, morta há 30 anos.

Relato autobiográfico? Pode ser. Uma autoficção seria mais adequado.

 

“Rosário do Sul, 30 de janeiro de 1984, rua Dezenove de Maio, nº.  2053. Uma mulher  morta saiu dali. Fria, rígida, deixou-me a solidão. Proposital ou não, já não importa. Foi naquela casa que ela se misturou com o inverno.

A mulher gelada que saiu dali é/era minha mãe, e por todos esses 30 anos transcorridos eu continuei vendo-a sair desse mesmo lugar, desse mesmo jeito.

Vi minha mãe atrás do vidro do caixão, estava com a fisionomia de sempre, triste. Certas pessoas são tristes porque são tristes, dispensam explicações, por isso nos acostumamos.”

 

Assim começa a "declaração de amor" do narrador. Mas o narrador é o autor? É ou não é?

Luíz Horácio responde com as palavras de Paul Valéry:

Peço desculpas por me expor assim diante de vocês; mas penso que é mais útil contar o que se sentiu do que simular um conhecimento independente de todo e qualquer observador. Na verdade, não existe teoria que não seja um fragmento, cuidadosamente preparado, de alguma autobiografia.

 

Doralina mostra o narrador estupefato ante o amor desmedido de sua mãe por ele e a necessidade que ele percebia de aquela mãe se transformar em mulher atraente para seu pai. Luíz Horácio não acreditava nessa transformação.

Trata-se de um livro onde as nuances da dor são apresentadas, descritas, mas longe de ser uma narrativa apelativa, melodramática. Realista talvez, exageradamente realista.

Uma declaração de amor a uma lembrança que jamais será tristeza.

 

 

 

Sobre o autor

Luíz Horácio Pinto Rodrigues nasceu em 19 de maio de 1957, em Quaraí, Rio Grande do Sul. Em 2006, Luíz Horácio publicou seu primeiro romance, Perciliana e o Pássaro com Alma de Cão, pela editora Conex. Tratava-se da primeira obra de sua Trilogia Alada, que teve prosseguimento com a publicação, em 2008, do romance Nenhum Pássaro no Céu, pela editora Fábrica de Leitura. A trilogia foi concluída em 2010, com a publicação de Pássaros Grandes não Cantam, pela Global Editora. Hoje vive em Porto Alegre-RS.

 

Sobre a Editora InVerso

A Editora InVerso surgiu em 2004, em Curitiba (PR), com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários. Está presente nas principais livrarias do Brasill e também realiza distribuição e divulgação de produtos em toda a América Latina.

Com a missão de oferecer aos leitores um maior número de opções de títulos, a Editora InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre escritor e editora. O catálogo de produtos da Editora conta com obras de literatura infantil e infantojuvenil, autoajuda, negócios, arte, fantasia, contos, romance, poemas, literatura histórica, educação financeira, diário, religioso, teatral, biografia, entre outros.

 

 

SERVIÇO

A Editora InVerso promove o lançamento de Doralina, livro de Luíz Horácio, dia 19 de maio, na Livraria Cultura, em Porto Alegre.

Data: segunda-feira, 19 de maio de 2014.

Horário: às 19h.

Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, na Avenida Túlio de Rose, 80, loja 202, Porto Alegre.

ISBN: 978-85-62266-65-2

Número de páginas: 55

Tamanho: 15x21cm

Preço: R$28,00

Informações: pelo telefone (41) 3254-1616, pelo site www.editorainverso.com.br ou pelo facebook.com/editorainversoo.

 

Nenhum comentário: