domingo, 5 de agosto de 2012

Onte está o retrato de Anísio Brito

                                                                                 
Geraldo Borges

            Tiraram o retrato de Anisio Brito da parede frente à escada que conduz ao primeiro andar do Arquivo Publico. Quem teve essa iniciativa e por quê? Desde menino visito e conheço a Casa Anisio Brito, também chamada de Arquivo Público. E ao subir para o primeiro andar, local onde ficava o Museu Histórico, logo ao passar alguns lances de escada deparava-me com a figura sorridente pendurada na parede dentro de uma moldura primorosa e bordada.
            Quem é o autor do quadro a óleo eu não sei. Nem sei também quem foi a criatura de Deus com espírito de porco,  que teve a coragem ou desfaçatez de destituir o ilustre cidadão Anisio Brito de seu pedestal. Tirá-lo de sua própria casa, quando ele já era uma marca registrada, um selo de identificação. Uma referência histórica.
O seu lugar, ali, em frente da escada, foi conquistado. Confesso que ao visitar o Arquivo Público tomei um susto, quase cai da escada, quando dei pela ausência da figura de Anisio Brito. Não posso  me esquecer  de Anisio Brito. Só o conheci de retrato. Bendito e ditoso  retrato ao pé da escada. Mas ouvi muitas vezes minha mãe, nascida em 1910, falar nele. Disse-me que ele foi seu professor, que era o homem inteligente, educado e muito bonito.
            Que mal o seu retrato estava fazendo pendurado na parede? Com certeza não incomodava ninguém. Ou a casa foi tomada por novos donos? Terão tirado para fazer uma limpeza? Boa pergunta. Nesse caso vai voltar. É só esperarmos. Que eu saiba não tinha inimigos. Era mais um intelectual do que um político. Terão mandado para o Museu Histórico? É bem possível. Não averiguei. Para algum sótão ou porão de velharias é que não foi. Nem pensar. Se bem que nesse país onde se queimam documentos, e não se tem nenhum respeito para com a história, tudo é possível.
            Agora, eu pergunto. Para onde levaram Anisio Brito? Algum hospede da Casa cismou com a cara dele?  O meu voto é que ele volte para o lugar onde sempre esteve. Caso ele fosse um político que estivesse caído do poder. Tudo bem. Havia explicação. Tirasse o retrato do velho, botasse o retrato do velho, como se dizia com o Getulio. Mas, torno a repetir, Anisio Brito era apenas um intelectual, incentivador da cultura piauiense. O seu retrato faz parte da decoração da Casa. Por que a pessoa responsável pela ausência do retrato de Anisio Brito não repõe o quadro na parede? Ou quem sabe essa tal pessoa ainda não se deu conta de que o retrato sumiu. Ou, eu estou delirando, e, por isso inventei esta crônica que não passa de pura ficção? Mesmo assim me arisco a perguntar: onde andará o retrato de Anisio Brito? O que diz sobre isso o Conselho de Cultura Piauiense? Simbolicamente era Anisio Brito, com o seu retrato,  na parede, à frente  da escada, quem recebia os estudantes e pesquisadores para a grande farra do conhecimento. Sinceramente o Arquivo Público ficou mais pobre sem o retrato de Anisio Brito. É como se recuasse alguns degraus escada abaixo.

                                                                                         

Nenhum comentário: