domingo, 19 de agosto de 2012

Influência da economia grega


Geraldo Borges

Não há duvida, herdamos dos gregos todo um legado cultural, que, até hoje, predomina em nossa civilização ocidental: na arte, na literatura, na filosofia, na matemática, quem não conhece a Venus de Milo que mesmo não tendo os seus braços, que foram perdidos, é uma das obras de arte de escultura mais conhecia do planeta, com cópias no mundo inteiro? E quem não conhece Ulisses de Homero, e todo um repertório de tragédias gregas, e sua mitologia? E quem não conhece a Republica de Platão, Sócrates, Aristóteles? Quem não conheça o Teorema de Pitagoras, o Eureka de Arquimedes?

            Claro que não tudo é grego, na história do Ocidente. Os romanos também estão metidos nisso, se converteram ao Cristianismo, fundaram a Igreja Católica Apostólica Romana, e, tentaram conquistar o mundo, com a bíblia e a cruz na mão. Fizeram o possível. As línguas neolatinas estão aí para dar testemunha disso. Claro, também, que os judeus estão metidos nesta história, desde o Velho Testamento.

            Mas estou falando na influencia grega porque os economistas estão dizendo que o problema financeiro da Grécia, que é um problema também da União Européia está  preocupando o Brasil, Quer dizer, a mal gestão da economia na Grécia, a falta de entendimento entre os políticos está repercutindo negativamente no mercado brasileiro, o dólar começou a subir. Bem. Olha aí, os gregos influenciando também em nossa economia. Pois é. A palavra economia vem do grego. Quer dizer, administração da casa. O que não está acontecendo na Grécia. Muito menos no Brasil, embora os políticos queiram tapar o sol com a peneira, a custa de muita propaganda ufanista. Li em algum lugar, em - Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, romance alemão, de Goethe - ,  que ser rico é saber administrar os  seus recursos, o Brasil não está sabendo fazer isto. A Alemanha sabe. Pobre Brasil transfere as suas culpas para o bode expiatório da Grécia, a grande civilização criadora da tragédia.

            A loucura que o Brasil tem pelos esportes pode ser também outra grande influencia grega. Só que nos tempos das Olimpíadas Gregas havia uma trégua durantes as guerras, um período de paz, enquanto os atletas de entretinham  nos jogos. Hoje, as guerras modernas não dão trégua  ao chamado jogo econômico. Este sim, estão influenciando tudo. E os deuses lá do Olimpo, estão rindo, e lançando enigmas: decifra-me ou devoro-te.  

           

Nenhum comentário: