quinta-feira, 6 de março de 2008

A ARCA DO FIM DO MUNDO

Edmar Oliveira

Os países nórdicos enfiaram uma construção sob uma profundidade de setenta metros no gelo do ártico, que mantém uma temperatura de menos dezoito graus Celsius, para que fossem conservadas sementes de espécies vegetais produtoras de alimentos. A geladeira, que lembra a fortaleza do Superman, foi construída para suportar uma guerra nuclear, meteoritos que exterminaram os dinossauros e outras intempéries que possam abalar o planeta.


Juro que não sei pra que serve, apesar de inspirar um bom roteiro de Hollywood: Bruce Willis ou Will Smith, após uma catástrofe planetária, ficaria sozinho (apenas um deles) na companhia de uma cadela, encontrava uma bela jovem e conquistavam, juntos (um dos dois, a jovem e a cadela), a geladeira, cujos grãos povoariam novamente o planeta devastado, talvez para repetir as mesmas bobagens que levaram a devastação. A repetição não prova que o Universo é infinito? Agora na vida real, na vida como ela é, do velho e bom Nelson Rodrigues, nosso herói encontraria uma vizinha nos escombros da catástrofe, que sempre teve afim, mandava a cadela procurar cachorro e não ia atrás de geladeira nenhuma, pois a humanidade que se fosse, já que não deu certo mesmo. Ele e a mocinha tirariam o atraso dos olhares trocados. Coisas do Nelson. Que são muito melhores que as de Hollywood...

Mas enfim, falando sério, duvido de que os que escapassem de tal tragédia tivessem fôlego para achar a Arca. Se a humanidade recuperasse o planeta talvez esta história virasse a lenda da Arca de Noé, que nunca foi encontrada.

Chamada de Arca do Fim do Mundo, ela foi criada para recontar a história das terras que Caminha vaticinou “em si plantando”. Só que depois da catástrofe, que terras são estas para refazer as plantações? Imagino cajueiro dando maracujá, o que acontecia no nordeste em árvores caducas.

Mas o destino da humanidade parece inexorável. Ao invés de ações para a preservação do planeta de forma global, e só assim teria sentido, fica-se tentando guardar partes. Como se estivéssemos conformados com o fim dos tempos. A Arca do Fim do Mundo parece àquela mania de guardar bem guardado pra ninguém achar mais. Planeta perdido, geladeira desligada...

____________________

confira vídeo "A Arca do Fim do Mundo" (botão direito do mouse/clicar em "abrir em outra janela")



Nenhum comentário: