domingo, 27 de julho de 2014

TUDO MENTIRA


Seu Liberato, 80 anos de idade, cego, bastante doente, me chamou: "Cineso, quero falar com você". Pode falar, pai. "Num tem ninguém por perto?". Não, senhor. "Olhe direito". Já olhei,pai. "Você, que tem estudo, me esclareça: tão dizendo que o homem foi na lua. Tenho pra mim que não foi,não. Pra mim, isso é coisa de cinema. Me diga francamente: foi ou é tudo mentira?" Olhei para o que... restara de seu Liberato, meu pai: um velho em ruínas, com uma dúvida que o consumia: saber se efetivamente o homem chegara à lua. Sem titubear, declarei em tom professoral: Tudo mentira, seu Liba.Não foi, nem poderia ir. Na lua só quem pisa é São Jorge. O velho esboçou um sorriso de vitória e declarou: "Eu já sabia". Poucos dias depois, partiu em paz.

(Cinéas Santos)

Nenhum comentário: