domingo, 20 de janeiro de 2013

Hoje é dia de São Sebastião


Nascido no final do século II, Sebastião, de origem francesa, foi um soldado romano já convertido ao cristianismo e querendo converter as tropas de Deocleciano que, apesar disso, o tinha em alta estima. Descoberta sua atividade “subversiva” foi condenado a ser flechado pelos arqueiros de Roma para servir de exemplo. Mas não morreu dessa vez. Santa Irene lhe tirou as flechas e curou suas feridas. Voltou à presença do Imperador para professar sua fé e mostrar o milagre. Foi espancado até a morte dessa vez. Morreu aí de morte matada.

Reza a lenda que São Sebastião foi visto entre as tropas de portugueses, mamelucos e índios que expulsaram os calvinistas franceses do Rio de Janeiro. Como a batalha aconteceu no dia 20 de janeiro, ele mereceu ser o padroeiro da cidade.

Os sincretismos tornaram o santo muito popular na cidade que leva seu nome. Nos cultos de África é confundido com Oxóssi. Por causa das flechas que se transformaram em ícone virou o caçador das florestas. Só que no Candomblé é o caçador ou protetor dos caçadores, enquanto na Umbanda não é caçador de animais, mas de almas e de homens, sendo a catequese seu maior objetivo, como o fora o próprio Bastião cristão. Desde Oscar Wilde – que adotou o pseudônimo de Sebastian para escapar da moral inglesa –, Sebastião ficou conhecido mundialmente como um ícone pop-gay. Não se sabe se pela sua vocação de caçador de homens ou pela bela figura imortalizada por Botticelli. Mas o santo, que na legião romana era assumidamente cristão, assumiu a simbologia do homo erotismo.

Na Glória está a estátua do velho Bastião flechado de guerra olhando a baía de Guanabara por onde os franceses foram expulsos. E viva o padroeiro São Sebastião no dia de hoje e a cidade que só aniversaria em 1º de março, data de sua fundação por Estácio de Sá.

(Edmar)

Nenhum comentário: