domingo, 18 de abril de 2010

Vamos comer farinha?



Geraldo Borges

.

Conheço farinha de mandioca desde criança. Um tio meu me levou para sua fazenda, no interior do Maranhão, onde ele tinha uma casa de farinha, local onde se fabrica a farinha. A mandioca crescia na roça depois de plantada. Fazer farinha era um trabalho duro. Depois dos homens trazerem a mandioca da roça nos carros de bois, nos jacás atrelados aos jumentos. Apareciam as mulheres para descascar a mandioca. Depois os homens passavam a mandioca descasada no caititu. A massa vai caído nas gamelas, vai prensada para tirar o liquido e depois vai para o forno que já está bastante quente a custa de muita lenha. Para se fazer a farinha os homens têm que mexer a massa no forno a noite toda. Os melhores experimentadores aprovam o ponto, se estar bem se está boa, é hora de botar outra fornada. Na casa de farinha se pode fazer outros derivados da mandioca: beiju de goma, puba, tapioca. O serviço não para, são várias noites, enquanto tiver mandioca na capoeira a casa de farinha funciona.




Enfim a farinhada termina, a farinha está pronta. Guarda-se em surrões de palha de carnaúba bem fornidos, traçados com firmeza. E assim está pronta e armazenada a mais substanciosa e tradicional alimentação sertaneja, a nossa aveia. E tem mais, temos a farinha dagua que e a mesma farinha de puba, pode ser morena ou loura, esta e feita depois que a mandioca e colocada dentro dágua para pubar, fazer fermentar.




Umas das características da farinha é que ela mantém o seu calor. Durante os invernos de meu tempo de menino, que começava em novembro e terminava em abril meu pai botava rapadura dentro de caixões cheios de farinha para que o doce não melasse.E assim, graças a farinha, tínhamos rapadura com farinha em bom estado durante todo o ano.







Agora vamos comer farinha. Para começar come-se farinha com banana, come-se farinha com manga, come-se farinha com capitão de feijão, capitão de feijão e arroz com feijão amassado e misturado com farinha, comido de preferência com a mão. Come-se farinha com carne seca, carne de sol, come-se farinha feito frito com um bom frango caipira, come-se farinha com suco de buriti. Comer farinha é uma mania para o paladar que tem bom gosto no nordeste. Farinha dar certo com tudo. Dom João VI comia frango com farinha, dizem os cronistas de sua época. Comia ou não comia? Come-se farinha com rapadura, com mel de abelha, com abacate. Come-se pirão de farinha feito com caldo de peixe, come-se caldo ralo de farinha com ovos quebrados dentro. Come-se mal assada de farinha com ovos, come-se ovos estrelados com farinha, e ovos cozido com sal e pimenta do reino. Farinha está em todo lugar, em todo prato. Principalmente no Piauí. Farinha com pequi é uma delicia. Toma-se café com farinha, leite quente com farinha. A farinha é tão importante em nossa culinária que já tivemos uma Constituição da Mandioca. E quem não conhece as pessoas que são farinhas do mesmo saco.




A vantagem da farinha de mandioca é que já a encontramos por aqui, o índio fazia farinha e continua fazendo e em torno da mandioca, há tradição e lenda. Um punhado de farinha não faz mal a ninguém, às vezes ate desengasga quem está com uma espinha de peixe na garganta, e seu emplastro pode arrancar carnegão e curar feridas. Come-se farinha, paçoca no pilão, e, também, como paçoca de amendoim, e como farofa nas praias do nordeste brasileiro, e porque não usar confete de farinha. Usa-se farinha para fazer engodo para pescar. Come-se charuto de farinha. Come-se farinha com peixe seco e açaí. Come-se laranja com farinha. Haja farinha!, o que se pode dizer mais sobre ela?.. Bem. O que posso dizer mais da farinha é que, em qualquer feira que se preze por este Brasil de meu Deus, se eu encontro um saco de farinha aberto daqueles antigos do tempo de meu pai meto logo a mão. Pego um punhado de farinha e jogo no céu da boca, como se fosse um moleque morto de fome. Não resisto.




A farinha é tão importante quanto o milho. Pena não se fazer pipoca com ela. Mas isto não quer dizer nada. A farinha explode por toda parte, explode em minha crônica. Já vi gente comendo macarrão com farinha. E como diz a história a farinha esfria o quente, engrossa o ralo e aumenta o pouco. É isso aí. Vamos comer farinha. Mas, antes não esqueçam: farinha pouca, meu pirão primeiro.







Um comentário:

Anônimo disse...

Farinha de mandioca rapadura e canela. Coisa boa.