domingo, 26 de junho de 2016

DO PASSADO E DO FUTURO



 
Carro autodirigível, impressora 3D, painel solar, aplicativo e uma velha fotografia de papel.


Recebi um e-mail de um amigo com algo assustador. Falava que teremos em breve a 4ª Revolução Industrial e alertava para que a nova geração se preparasse para escolher profissões para o futuro.

Primeiro vinha uma constatação, facilmente entendida, de que a Kodak, em 1998, tinha 170.000 funcionários e comercializava cerca de 85% do papel fotográfico do planeta. Essa próspera empresa, três anos depois (no começo do século XXI), requereu falência e extinguiu várias profissões do ramo fotográfico após a popularização da fotografia digital. Ela, a digital, foi inventada em 1975 e vinha claudicando pela deficiência de pixels, que quando superada destronou a poderosa indústria fotográfica.

Alerta então, no que chama de 4ª Revolução, para ao crescimento exponencial da energia solar, que deixará obsoleta – por ser mais cara – a energia das hidrelétricas, as usinas atômicas e até mesmo os arremedos de cata-ventos da energia eólica. Quem viver verá.

Os aplicativos para smartphones, nas áreas do direito e medicina, deixará sem emprego advogados, enfermeiros e médicos generalistas. Nessas profissões só os super-especialistas sobreviverão. E atesta que já há aplicativos para saúde e para consultas em direito básico que erram muito menos que a consulta feita por humanos. Estarrecedor. Mas outras profissões, hoje essenciais, também serão extintas (arquitetura básica, engenharia de cálculo, circuito elétrico entre outras).

A indústria automobilística entrará em colapso com a expansão dos carros elétricos e auto dirigíveis. E estes carros serão alugados em locadoras, o que diminuirá os engarrafamentos de São Paulo e do centro do Rio (também os de meio dia em Teresina). Ufa! Você pegará um carro num ponto e entregará noutro (como já é realidade com as bicicletas). Decreta mesmo, para minha alegria, que os enormes estacionamentos virarão parques para diversões e piqueniques. E os carros auto dirigíveis serão tão seguros que os profissionais das seguradoras perderão o emprego. Não deixei de sorrir da desgraça do meu corretor que todo ano me cobra uma baba para que eu não perca o carro.

As impressoras 3D farão objetos do dia-a-dia de uso exclusivo: sapatos, camisetas, calças, vestidos. Além de peças de reposição de vários objetos. Imaginem a revolução. Os estilistas venderão programas, assim como a indústria de objetos para casa e escritório. Dá pra imaginar?

No fim danei a ri do e-mail do meu amigo. Hoje as redes sociais e os aplicativos de comunicação já deixaram obsoleto o velho e-mail. Pouca gente ainda usa. E esse meu amigo o usou para falar do futuro com uma invenção já obsoleta. Quiá, quá, quá!

Ri também porque fui pegar minha caixa de guardados das velhas fotografias reveladas em papel. Tinha até as belas fotos em preto e branco. E permanecem aqui comigo. Essas que a gente deleta não tenho muitas não. Elas vão pras redes sociais e se perdem nas nuvens e você fica sem passado. Não faça um álbum em fotografia de papel para lembrar do seu filho, que nasceu agora, pra descobrir no futuro que as fotos do menino se desmancharam na nuvem. Vou até postar minhas fotos de papel, escaneadas, nas redes sociais. Misturar meu passado com o presente. No futuro não estarei mais aqui...

(Edmar Oliveira) 








Nenhum comentário: